Incorporação em expansão: a retomada da intenção de compra

08 de Outubro 2020 as 20h58 | Por: Prof. Jamil Rahme.

Mesmo diante das adversidades impostas ao cenário atual pela pandemia, no segundo semestre de 2020 o Brasil tem apresentado indicadores que inspiram otimismo para quem empreende do universo da incorporação imobiliária.

Dentre estes indicadores, um dos que mais tem apresentado melhora é o da intenção de compra: segundo pesquisa recentemente divulgada pela CBIC (Câmara Brasileira da Indústria da Construção), o desejo de aquisição de imóveis nos próximos dois anos praticamente retornou aos patamares verificados anteriormente à pandemia.

De acordo com o Professor Jamil Rahme, para melhor aproveitar este cenário de recuperação econômica, é fundamental o ajuste de estratégias nos lançamentos que virão para atender às novas demandas dos tempos atuais. Conciliar planejamento e flexibilidade é um dos temas mais importantes para o CIE – CURSO DE INCORPORAÇÃO DE EDIFÍCIOS: o incorporador que sabe ler e utilizar em seu favor as tendências de mercado é também o empreendedor que melhores resultados comerciais obtêm em seus lançamentos!

Confira a nossa conversa com o Professor acerca de como melhor aproveitar o atual cenário de retomada da incorporação imobiliária:

Pergunta: Como o senhor prevê o cenário de retomada da construção civil após a desaceleração verificada no primeiro semestre de 2020?

Professor Jamil Rahme: Vejo com ótimos olhos: a incorporação imobiliária é a mola mestra da economia do país! Além de ser importante fonte de geração de empregos diretos, o setor contribui para o crescimento de toda uma cadeia de serviços e empregos ligados à sua produção – como as indústrias do cimento, das louças, das tintas, dos metais, etc. -: seu desempenho influencia significativamente no do PIB brasileiro, portanto. A reversão de um cenário de desaceleração econômica como este tem envolvido igualmente um expressivo ajuntamento de forças – com destacada participação do Governo, incluso -: os incentivos à retomada do dinamismo da construção civil e da incorporação imobiliária tem sido fatores cruciais para acelerar o reaquecimento da economia!

Pergunta: Qual a importância de levar em consideração um indicador como a intenção de compra no planejamento de novas incorporações?

Professor Jamil Rahme: Como ensinamos no CIE – CURSO DE INCORPORAÇÃO DE EDIFÍCIOS -, incorporação imobiliária não é seara para desinformado! O bom empreendedor da construção civil – sobretudo o incorporador – é sempre aquele que baseia seu planejamento levando em conta os indicadores de mercado em seu processo de tomadas de decisões: o oposto disso chama-se empirismo, elemento que quase sempre conduz a surpresas negativas!  Dentre os indicadores de mercado, o de intenção de compras é um dos mais fundamentais: por se atrelar diretamente aos patamares de consumo da população – e, particularmente, sua disposição de consolidar compras -, suas variações são um ótimo termômetro para auxiliar o empreendedor a investir bem, principalmente no momento e no lugar certo. Dessa maneira, seu aumento percentual atual é também ótima notícia: significa a retomada do interesse do mercado por novos lançamentos!

Pergunta: Qual tipo de empreendimento imobiliário residencial o senhor vê como detendo maior potencial de retorno nesta retomada?

Professor Jamil Rahme: A pandemia trouxe uma nova cultura para o setor imobiliário – que, a meu ver, permanecerá no período pós-pandemia -: as pessoas perceberam diretamente a importância de unidades autônomas melhor adaptadas para situações como a que estamos vivendo! Neste cenário, para que incorporadores tenham suas vendas fomentadas, é necessário que apresentem projetos que atendam principalmente aos novos anseios dos adquirentes: elementos como a presença de ambientes para home office com previsão tecnológica adequada, varandas espaçosas ou janelas maiores, se tornarão fundamentais para o sucesso dos lançamentos que virão. Diante das circunstâncias atuais - e das incertezas do futuro -, esta nova tipologia de arquitetura residencial me parece não só ser a mais adequada para atender compradores: representa verdadeira garantia de que o mercado da incorporação é sempre capaz de se adaptar para melhor absorver suas mais diversas demandas!