Incorporação em foco: a dinâmica atual de expansão do mercado imobiliário

11 de Outubro 2021 as 10h30 | Por: Prof. Jamil Rahme.

O setor da incorporação imobiliária no Brasil, nas últimas semanas, apresentou diversos indicadores acerca de seu desempenho ao longo do primeiro semestre de 2021. Em sua grande maioria, tais indicadores trouxeram consigo expressivas mostras de que o mercado imobiliário brasileiro se encontra em franca recuperação de seu dinamismo para patamares anteriores ao da pandemia!

Para se ter uma ideia do cenário atual, somente no Rio de Janeiro, o volume de vendas de imóveis no primeiro semestre de 2021 apresentou alta de 76% em relação ao mesmo período do ano passado!  Trata-se igualmente de um desempenho 11% superior ao verificado no primeiro semestre de 2019 – ou seja, anterior aos impactos da pandemia no mercado!

Os dados apresentados pelo mercado imobiliário no Rio de Janeiro são só uma pequena mostra de seu comportamento desde o início de 2021: de acordo com prévias de dados recentemente divulgadas sobre o desempenho do setor da incorporação, o valor geral de vendas em todo o país neste período praticamente dobrou perante o desempenho apresentado ano passado!

Por seu vulto, os resultados até agora apresentados demonstram que o mercado imobiliário até o momento tem conseguido aprimorar seu desempenho, de maneira particularmente independente dos efeitos do momentâneo desequilíbrio nos preços dos insumos necessários ao setor da construção civil no país!

Em larga medida, estes indicadores também apontam para uma progressiva superação de um dos principais impactos da pandemia sobre o mercado imobiliário no país: o represamento de uma volumosa demanda por imóveis que, desde o início de 2021, tem voltado a se expressar ativamente para a área da incorporação.

Para que empreendedores do setor aproveitem ao máximo este atual cenário de expansão do mercado nos próximos meses, a compreensão acurada de dois elementos tem sido essencial:

  •  Quais os principais fatores que tem auxiliado na recuperação do mercado imobiliário em 2021?
  • Quais as principais tendências da demanda atual por imóveis no país?


Para o CIE – CURSO INCORPORAÇÃO DE EDIFÍCIOS, o incorporador que atua estrategicamente em cenários de forte recuperação do mercado é também o que melhor rentabiliza seus investimentos: o panorama atual do mercado e suas principais tendências  são o tema da nossa coluna Incorporação em Foco!


A EXPANSÃO DO MERCADO IMOBILIÁRIO

Na atualidade, o Brasil tem vivenciado uma expressiva recuperação do dinamismo de seu mercado imobiliário: o setor foi um dos grandes responsáveis pela expansão de 2,7% do PIB da construção civil durante o segundo trimestre deste ano!

Grande parte deste desempenho da incorporação se atrela diretamente à permanência de condições particularmente favoráveis para a aquisição de imóveis no país.

Nesse sentido, o primeiro fator de importância para a expansão do mercado se encontra nas condições atraentes de acesso ao o financiamento imobiliário familiar: atualmente, o país conta com um expressivo montante de crédito disponível para este fim – o que explica diretamente a alta de 114% ocorrida entre agosto de 2020 e junho de 2021 na utilização do crédito do Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo (SBPE).

No cenário atual, esta elevação no uso do crédito para fins imobiliários neste período indica igualmente que, mesmo com a elevação momentânea de custos de insumos para a construção, os preços praticados no mercado imobiliário continuam a ser vistos como profundamente atraentes para milhões de famílias interessadas em adquirir imóveis!

Também não tem menor importância as condições dos juros para financiamento imobiliário praticadas no país neste período: mesmo com a tendência de alta da Taxa Selic verificada ao longo de 2021, os patamares de juros para investimentos em imóveis continuam em patamares baixos, como igualmente se mantêm tanto ou mais atraentes que outras aplicações no mercado financeiro!

Quanto a este fator, outro elemento que tem atuado para facilitar o acesso ao crédito imobiliário se encontra na ampliação das faixas de famílias elegíveis para a sua obtenção, decorrente das mudanças benéficas nas políticas de financiamento atualmente praticadas pela Caixa Econômica Federal.

Neste caso, um segundo elemento que contribui para a atratividade do financiamento imobiliário residencial no país diz respeito aos efeitos da redução nas taxas praticadas pela Caixa: a redução nos juros igualmente representou um aumento real no poder de compra de imóveis para milhares de famílias que agora podem ter suas demandas atendidas pelo mercado!

Em seu conjunto, os impactos desta conjugação de elementos quanto ao crédito imobiliário em grande parte explica o atual comportamento de expansão do mercado. A permanência destas condições igualmente significa a manutenção de um cenário particularmente favorável para empreendedores que desejam investir em imóveis residenciais no país!


AS PRINCIPAIS TENDÊNCIAS PARA A INCORPORAÇÃO RESIDENCIAL

Um dos principais elementos que sustentam a atual expansão do mercado imobiliário brasileiro se encontra na conjunção entre um expressivo déficit habitacional existente no país e a existência de uma forte demanda que, em larga medida, foi represada em virtude das condições atípicas apresentadas pela pandemia.

Se o volume atual do déficit habitacional no país indica uma tendência de crescimento sustentável para o setor no longo prazo, a materialização da demanda represada ao longo do último ano tem atuado para impulsionar fortemente a dinâmica do mercado nos próximos meses!

Neste cenário, a precisão quanto a um planejamento de curto e longo prazo voltado para atender esta larga demanda por imóveis residenciais será fundamental. Para isso, a atenção quanto ao uso de novas tecnologias para a incorporação, a atratividade maior de investimentos em determinados segmentos, e as especificidades do perfil de unidades serão cruciais para empreendedores da área!

Quanto ao primeiro fator, o principal ponto a se destacar é que a adoção de tecnologias voltadas para facilitar os processos de vendas imobiliárias que foram fundamentais para sustentar o mercado nas circunstâncias atípicas da pandemia veio para ficar.

A combinação do uso de elementos como sites com realidade aumentada que permitem a visitação virtual de unidades - ou os registros online de contatos – com estandes físicos de vendas tem se tornado cada vez mais preponderante para quem almeja maior eficiência e rapidez no retorno dos seus investimentos em novos lançamentos!

Quanto aos segmentos de maior atratividade, o atendimento a famílias de baixa renda continua a apresentar tendência de alta.

Neste aspecto, muito da potencialidade futura deste segmento se deve às políticas governamentais do Programa Casa Verde e Amarela: aqui, as mudanças recentemente anunciadas quanto às curvas de subsídios e redução de taxas de juros para famílias cadastradas no programa devem contribuir ainda mais para fortalecer o atendimento a esta demanda no país no curto e no longo prazo!

No que se refere ás especificidades do perfil de unidades residenciais, a atenção para a combinação entre a sustentabilidade ambiental de novas edificações e projetos que contemplem as novas necessidades surgidas com a pandemia continuam a ter alta procura por perfis de média e alta renda.

Quanto às unidades, a sintonia entre ambientes contando com aprimoramentos em ventilação e iluminação, a presença de áreas de lazer como varandas, e a possibilidade de conversão de espaços para uso como home office tem sido cada vez mais fundamental para quem deseja se sobressair no atendimento a estes perfis de renda no país atualmente!

Para o CIE – CURSO INCORPORAÇÃO DE EDIFÍCIOS, o atual momento do mercado imobiliário no país se encontra repleto de oportunidades para incorporadores: aquele que construir as melhores sinergias entre modernizar seus modelos de vendas e diversificar seu planejamento de lançamentos é também aquele que terá maior segurança e previsibilidade quanto ao seu ambiente de negócios nos próximos anos!