A expansão da sustentabilidade em novos empreendimentos lançados no mercado imobiliário brasileiro

21 de Outubro 2022 as 17h00 | Por: Prof. Jamil Rahme.

Ao longo dos últimos anos, o mercado imobiliário brasileiro tem lidado com frequência cada vez maios com a demanda por empreendimentos que incluam tecnologias e materiais ecologicamente sustentáveis desde a sua concepção em todo o país.

Além de dialogar com uma pauta que tem se expandido mundialmente, o desenvolvimento deste foco em sustentabilidade no país igualmente tem provocado diversas mudanças no funcionamento do setor: nesse sentido, elementos como a expansão do modelo ESG de gestão entre empreendedores são uma demonstração clara da importância adquirida pela pauta dentro do mercado imobiliário brasileiro!

Diante deste cenário, a elaboração de novos projetos de empreendimentos que contemplem esta pauta igualmente adquiriu relevância especial: tanto quanto um incentivo direto à sua adoção, a rápida absorção deste tipo de imóvel pelo mercado no país nos últimos anos é um claro demonstrativo de que há cada vez maior potencial de viabilidade para empreendimentos que contemplam este foco!

Para o Professor Jamil Rahme, direcionar novos lançamentos para este foco é mais do que explorar novas oportunidades rentáveis ao operar no mercado: investir em sustentabilidade é igualmente ampliar a capacidade do setor como um todo de contribuir para a preservação ambiental em todo o país!

Confira abaixo a nossa conversa com o Professor acerca dos principais impactos e oportunidades surgidas com a expansão da pauta da sustentabilidade no mercado imobiliário brasileiro:

Pergunta: Qual é a importância da pauta da sustentabilidade no mercado imobiliário brasileiro na atualidade?
Professor Jamil Rahme: A importância da pauta da sustentabilidade tem sido cada vez mais para o setor no país nos últimos anos: temos observado que os incorporadores que se preocupam com a pauta ambiental e exploram este ativo em suas incorporações têm obtido ótima aceitação do mercado! E a sua importância igualmente tem se refletido em diversos aspectos do mercado imobiliário brasileiro na atualidade, tanto no prisma da gestão de incorporadoras – com o advento da governança ESG -, quanto na obtenção de investimentos: empreendimentos que incorporam a sustentabilidade em seus projetos têm tido preferência maior como alvos potenciais de investidores de fundos imobiliários no país. Em conjunto, é a junção destes elementos o que explica o grande fomento nas vendas desse tipo de empreendimento imobiliário!

Pergunta: Como tem se dado a demanda por sustentabilidade em novos imóveis?
Professor Jamil Rahme: É uma demanda que tem crescido fortemente no país nos últimos anos, muito em virtude dos atrativos que empreendimentos sustentáveis têm proporcionado a quem deseja adquirir um novo imóvel. Para um comprador, integrar a sustentabilidade em novos empreendimentos não é só contribuir para a preservação ambiental: é igualmente adquirir um imóvel cujas características permitem maior economia em manutenção, além de possuir um ativo com forte potencial de valorização futura – seja para locação, seja para revenda! Tudo isso cria um cenário, portanto, em que empreendimentos com a marca da sustentabilidade têm mais chances de viabilização e de rápida absorção pelo mercado!

Pergunta: Como o setor da incorporação pode contribuir para o atendimento desta demanda no país nos próximos anos?
Professor Jamil Rahme: Penso que a incorporação imobiliária pode, e muito, contribuir para a expansão da pauta socioambiental no Brasil: a meu ver, incorporadores descompromissados com a sustentabilidade ficarão à margem do avanço do empreendedorismo do país! Pelo próprio peso do setor na economia nacional, direcionar novos lançamentos com este foco representa muito mais do que garantir maior rentabilidade a um incorporador: dentre outros fatores, sua adoção representa igualmente favorecer o desenvolvimento e o uso de novos materiais e tecnologias por toda a cadeia produtiva da construção civil brasileira, contribuindo diretamente para ampliar os horizontes de um futuro ambientalmente sustentável no país!