Incorporação em foco: as potencialidades da sustentabilidade ambiental para o mercado imobiliário brasileiro

20 de Janeiro 2023 as 11h30 | Por: Prof. Jamil Rahme.

Um dos principais alicerces da renovação da cultura empresarial dentro do mercado imobiliário brasileiro nos últimos anos é a preocupação com a integração da sustentabilidade ambiental dentro do planejamento de novos empreendimentos: aqui, a transformação de modelos de negócios tem valido tanto quanto a introdução de novas tecnologias para aproveitar as novas oportunidades!

Nesse sentido, de um lado, conforme apontam especialistas no tema, os valores ESG como cultura empresarial virão a ter importância cada vez maior como critério de decisão de compradores dentro do mercado imobiliário brasileiro: ou seja, a reputação empresarial de incorporadores perante a sociedade está passando a ser tão fundamental quanto a qualidade dos empreendimentos que lança no mercado!

De outro, cada vez mais a integração da pauta ambiental em novos empreendimentos tem envolvido uma perspectiva holística de condução de todos os processos necessários a uma incorporação de sucesso: mais do que a introdução de novas tecnologias, cada vez mais, este critério deve se fazer presente em etapas anteriores de prospecção e pesquisa de novas oportunidades para quem atua no mercado!

No cenário atual, um grande incentivo para a transformação de modelos de negócios e do planejamento para novos empreendimentos para o foco ambiental se encontra no entendimento aprofundado do próprio potencial existente nesta pauta para o mercado imobiliário brasileiro nos próximos anos - o reconhecimento de suas dimensões será crucial para quem almeja ter sucesso na área!

Para tanto, dois elementos são indispensáveis para aproveitar ao máximo as oportunidades que surgirão no país nos próximos anos: 

  • Qual o potencial de vendas de empreendimentos sustentáveis no país nos próximos anos?
  • Como a sustentabilidade ambiental pode influenciar na incorporação de novos empreendimentos?


Para o CIE – CURSO INCORPORAÇÃO DE EDIFÍCIOS, conhecer as tendências de mercado é passo indispensável para a formação das melhores estratégias de negócios: o potencial da sustentabilidade ambiental para novos empreendimentos, bem como as melhores formas de introduzir esta temática em processos de incorporação são os assuntos de nossa coluna Incorporação em Foco!


O POTENCIAL DE MERCADO PARA EMPREENDIMENTOS SUSTENTÁVEIS


Nos últimos anos, a sustentabilidade ambiental tem sido alçada a um patamar de foco central para o planejamento de investimentos de diversos setores da economia brasileira: da renovação de processos produtivos ao uso de materiais ecologicamente sustentáveis em novos empreendimentos, o mercado imobiliário do país igualmente tem cumprido grande papel de grande destaque nesta transformação.

Muito do papel cumprido pelo setor atualmente se deve ao potencial crescente de oportunidades quanto o tema é o lançamento de empreendimentos sustentáveis no país: de acordo com levantamento do CREA-SP, somente no ano de 2020 houve um aumento de 25% na procura por projetos de construção sustentáveis no Brasil em relação ao ano anterior!

Nesse sentido, o retrato traçado por este levantamento é reflexo de uma tendência mundial de investimentos financeiros em empresas que adotam a sustentabilidade como paradigma de organização e oferta de produtos: estima-se atualmente que nada menos que um terço dos ativos financeiros aplicados nos mercados globais têm se dado em projetos ecologicamente sustentáveis!

Para quem atua no mercado imobiliário brasileiro planejando incorporações voltadas para a sustentabilidade ambiental, esta é uma excelente notícia: há uma tendência crescente não somente de diversificação de formatos de financiamento – como o crowdfunding imobiliário -, como também uma atratividade cada vez maior do mercado financeiro para investir em empreendimentos deste tipo nos próximos anos!

Em larga medida, a alta atratividade deste tipo de empreendimento imobiliário é também reflexo de profundas transformações nos critérios de seleção de imóveis por consumidores brasileiros: segundo uma pesquisa divulgada pela Brain Inteligência Estratégica em 2021, a preocupação ambiental é prioritária quanto a imóveis para nada menos que 80% dos entrevistados!

Outro dado que serve como grande incentivo para quem pondera a adoção da sustentabilidade ambiental em seus empreendimentos é originada em pesquisa conduzida pela ABRAINC no primeiro semestre de 2022: 56% dos entrevistados afirmaram que poderiam pagar um valor acima do mercado por um imóvel que incorpore tecnologias verdes em sua concepção!

Esta é uma informação de crucial importância para incorporadores: além de sua crescente atratividade no mercado brasileiro, o lançamento de empreendimentos sustentáveis igualmente detém altíssimo potencial de lucratividade nos próximos anos!

Deste breve panorama traçado acima, torna-se perceptível, portanto, a formação de um cenário particularmente promissor para quem pretende direcionar o planejamento de novos empreendimentos para a sustentabilidade ambiental: ao atrair tanto linhas de financiamento quanto futuros compradores, o potencial de retorno para incorporadores que adotarem este paradigma nos próximos anos será imenso!
 

O FOCO AMBIENTAL EM PROCESSOS DE INCORPORAÇÃO


Para aproveitar ao máximo as oportunidades desta tendência crescente no mercado imobiliário brasileiro, o redimensionamento estratégico da execução de determinadas etapas de um processo de incorporação pode ser um passo fundamental.

Nesse sentido, para além do olhar puro e simples para o potencial lucrativo de um empreendimento, a adoção de critérios que, desde o início, aperfeiçoem sua capacidade de ser ambientalmente sustentável é um excelente caminho para reforçar a sua atratividade perante o mercado: aqui, tanto o processo de seleção de terrenos, quanto a escolha de projetos arquitetônicos se tornam etapas cruciais!

Quanto à seleção de terrenos, um olhar atento para fatores além de suas características geológicas e condições financeiras de aquisição é um excelente caminho: de um lado, elementos como a conectividade para com a rede local de água e esgoto permitem racionalizar significativamente não só o manejo deste recurso natural, como também aprimorar a capacidade de seu reaproveitamento em um edifício!

De outro, a atenção para com sua localização pode ser redimensionada a partir de um olhar para com a redução de impactos ambientais diante das facilidades existentes em seu entorno: locais que contam em suas proximidades com uma estrutura comercial diversificada e com equipamentos públicos como parques ou transportes públicos permitem reduzir significativamente a necessidade de uso de automóveis!

Já no que tange aos projetos arquitetônicos, a introdução de tecnologias sustentáveis em um edifício deve sempre levar em consideração as características singulares da presença dos recursos naturais na localidade onde será construído para a sua máxima potencialização: aqui, dentre outros fatores, a capacidade de aproveitamento da incidência de iluminação natural detém enorme importância.

Por um lado, é preciso se considerar que projetos que aproveitam a iluminação natural sobre um edifício são capazes de contribuir expressivamente para a redução do consumo de energia elétrica. Por outro, facilitam enormemente o uso da energia solar, principalmente a partir da instalação estratégica de placas fotovoltaicas que aprimorem sua capacidade de captação da iluminação natural para a geração de eletricidade!

Num conjunto, portanto, a renovação de formas de execução de processos fundamentais para a incorporação é a melhor perspectiva para o setor contribuir com esta pauta: para o CIE – CURSO INCORPORAÇÃO DE EDIFÍCIOS, introduzir o foco ambiental em novos empreendimentos é, acima de tudo, conciliar sustentabilidade com a abertura das melhores oportunidades de negócios para incorporadores!