As oportunidades para novos tipos de unidades residenciais no mercado imobiliário brasileiro

07 de Fevereiro 2024 as 10h00 | Por: Prof. Jamil Rahme.

Ao longo dos últimos anos, a diversificação de oportunidades têm sido uma das principais características do mercado imobiliário brasileiro: a segmentação na demanda por unidades que contemplem critérios variados de perfis compradores e investidores têm gerado inúmeras oportunidades – principalmente no setor da incorporação residencial no país. Neste setor, além da introdução de diversas tecnologias de segurança e sustentabilidade ambiental, outro elemento que têm tido grande absorção em nosso mercado é a praticidade quanto às unidades lançadas no mercado: é o caso, por exemplo, dos microapartamentos, que combinam conforto, excelente localização e preços particularmente acessíveis como fatores de grande atratividade! No cenário atual, a crescente procura por este tipo de unidade é representativa da capacidade do setor da incorporação imobiliária de compreender e transformar seu planejamento a partir da diversificação de públicos compradores existentes no país: a absorção de novos tipos de demandas sempre foi um forte indicativo da criação de novas oportunidades para quem atua no setor! Para o Professor Jamil Rahme, a adaptação às mais variadas demandas locais é um requisito indispensável para atuar com sucesso no mercado da incorporação residencial: o protagonismo de momento de um tipo de unidade em um dado mercado não só não anula outras oportunidades nestes mercados, como cada cidade conta com necessidades habitacionais próprias que devem ser compreendidas pelo incorporador! Confira abaixo a nossa conversa com o Professor acerca das principais tendências e oportunidades atuais para quem foca sua atuação em incorporação residencial:
Pergunta: Quais tipos de unidades residenciais têm tido maior absorção pelo mercado atualmente?
Professor Jamil Rahme: Eu penso que as unidades residenciais de alto padrão sempre terão boa receptividade do mercado: fundamentalmente porque se destinam a um perfil de compradores que não costumam ser tão fortemente afetados por cenários de crise econômica, além de se tratar de um público que detém tanto maior demanda, quanto maior receptividade para com inovações que surgem no mercado - como empreendimentos que utilizam tecnologias sustentáveis! Também têm se destacado no mercado as microunidades residenciais: aqui, a combinação entre boa localização e preços acessíveis tem auxiliado em muito em sua atratividade!
Pergunta: Como os novos tipos de unidades residenciais como micro apartamentos têm impactado o mercado imobiliário?
Professor Jamil Rahme: A meu ver, os microapartamentos chegaram ao mercado para ficar! É um produto sem volta: seus preços costumam ficar mais ao alcance da capacidade de compra de muitas pessoas. Isso o faz ter forte capacidade de atrair tanto um perfil comprador que busca sua primeira propriedade – como profissionais recém-formados -, quanto de quem investe em imóveis – que tem preferido esse perfil de unidade autônoma em virtude de seu potencial de valorização devido à sua excelente localização! É importante destacar que, além de ser uma forte explicação para o seu sucesso no mercado, a localização é uma das grandes características deste produto: ao se combinar com sua acessibilidade quanto a preços, os microapartamentos muitas vezes têm sido capazes de atrair perfis compradores que costumam deter recursos financeiros que só lhes permitem a aquisição de apartamentos longe do local de trabalho – fator que geraria expressivo tempo perdido no deslocamento moradia/trabalho/moradia -, o que os tornam uma solução ideal em residência para este público!
Pergunta: Quais oportunidades se destacam atualmente quanto à incorporação residencial?
Professor Jamil Rahme: O incorporador moderno e bem informado está sempre atento aos anseios dos mercados em que conduz seus negócios: por isso, deve sempre gerarem preendimentos que os mercados locais solicitam, dado que cada cidade do Brasil detém características próprias quanto a perfis compradores e suas demandas em habitação! Em todas as cidades em que o comprador teve que se adaptar ao produto oferecido pelo incorporador, ele fracassou: ao contrário, quando o incorporador gera produtos para atender às solicitações do comprador, ele também construiu seu indicativo de sucesso no mercado local! Neste momento, os microapartamentos – por exemplo -, têm total protagonismo na geração de oportunidades para incorporadores em nossas grandes cidades: esta tendência não anula nem a demanda por outros tipos de unidades residenciais nestas cidades, nem o fato de que outras cidades detêm outros tipos de demandas habitacionais, que podem ser perfeitamente contempladas por um incorporador moderno e bem informado!