Incorporação em foco: os microapartamentos como tendência em incorporação residencial

21 de Fevereiro 2024 as 13h00 | Por: Prof. Jamil Rahme.

No mercado imobiliário brasileiro, a compreensão de novas tendências para imóveis comerciais ou residenciais sempre foi uma das chaves para o sucesso de um incorporador: num mercado altamente concorrido, esta capacidade gera diferenciais competitivos únicos para quem empreende no setor.

Para a absorção destas tendências, os cuidados com o planejamento de novos empreendimentos imobiliários são ainda mais cruciais: muitas vezes, é a qualidade na elaboração de sua pesquisa prévia de mercado o que permite a um incorporador a captação de novas oportunidades que detém maior potencial de retorno para os seus investimentos!

Nesse sentido, uma das principais tendências surgidas nos últimos anos é a da compactação de unidades residenciais nos chamados microapartamentos: a combinação entre a maximização de sua funcionalidade e a potencialização das qualidades de sua localização têm feito este tipo de unidade se sobressair no mercado brasileiro.

Por suas características únicas, os microapartamentos são capazes de atrair diversos perfis compradores: seja para aqueles diretamente motivados por seu conceito de moradia, seja para aqueles que buscam opções de diversificação de investimentos, este tipo de unidade tem se sobressaído por sua rápida capacidade de absorção pelo mercado em todo o país!

Para acompanhar esta tendência com máxima eficiência, a compreensão da dinâmica de planejamento e comercialização desse tipo de unidade tem sido um diferencial fundamental para quem empreende no setor: é a inserção estratégica deste tipo de empreendimento no mercado o que permite a máxima lucratividade das operações de uma incorporadora!

Para o planejamento de empreendimentos de microapartamentos, portanto, é preciso contar com as melhores respostas para as perguntas abaixo:

  • Quais características têm tornado microapartamentos atrativos no mercado imobiliário?
  • Que perfis compradores têm procurado este tipo de unidade no mercado?

Para o CIE – CURSO INCORPORAÇÃO DE EDIFÍCIOS, adotar novas tendências no planejamento de empreendimentos que serão lançados no mercado requer máxima precisão em todas as fases de um processo de incorporação: as oportunidades surgidas com os microapartamentos são os temas de nossa coluna Incorporação em Foco!

AS VANTAGENS DOS MICROAPARTAMENTOS PERANTE O MERCADO

Uma das principais chaves para o sucesso de um processo de incorporação de um novo empreendimento imobiliário se encontra na compreensão aprofundada do que motiva o interesse pelos tipos de unidades que se encontrarão à venda: é esta compreensão o que permite a elaboração de uma estratégia comercial que acelere sua absorção pelo mercado.

No caso dos microapartamentos, a acessibilidade é um parâmetro fundamental para a compreensão de sua atratividade: grande parte do interesse nesse tipo de habitação se relaciona diretamente com as facilidades disponíveis na região onde ele se localiza, que é percebida como elemento que se atrela ao conforto e à qualidade de vida oferecida aos seus moradores!

Nesse sentido, a combinação entre opções de serviços, de lazer e o acesso rápido aos meios de transporte tem sido vista como fator determinante para a avaliação dos custos e benefícios envolvidos na aquisição deste tipo de unidade - e que deve ser inteiramente contemplada na pesquisa de mercado por terrenos como critério de avaliação de sua viabilidade por incorporadores!

O segundo elemento da atratividade de apartamentos compactos pelo mercado se relaciona com a sua praticidade: suas dimensões reduzidas facilitam ao máximo a rotina e os custos envolvidos em seu uso e manutenção como um benefício exclusivo deste tipo de unidade!

Por fim, as facilidades financeiras envolvidas em sua aquisição também cumprem um papel determinante: aqui, a combinação entre preços reduzidos, melhores condições de parcelamento e seu potencial de valorização para revenda ou locação permite atrair tanto compradores que buscam uma nova habitação, quanto perfis que procuram diversificar seus investimentos com a aquisição de imóveis!

Todos estes fatores, portanto, devem ser otimizados ao máximo no planejamento de empreendimentos deste tipo: a realização de qualquer estudo prévio sobre a sua viabilidade econômica e financeira que contemple estes critérios servirá como forte garantia de sua rápida absorção pelo mercado!

OS PERFIS COMPRADORES DE APARTAMENTOS COMPACTOS

No planejamento de um empreendimento imobiliário, a compreensão dos tipos de perfis compradores com maior potencial de interesse por suas unidades é peça fundamental para a formação das estratégias que serão utilizadas em sua comercialização: é esta compreensão que permite maior eficiência no direcionamento de sua divulgação perante o mercado.

No caso dos microapartamentos, a formação dos perfis com maior potencial de aquisição dialoga diretamente com as características exclusivas deste tipo de unidade: ou seja, que elegem fatores como a acessibilidade de sua localização ou a praticidade de suas dimensões como critérios fundamentais para a sua decisão de compra entre as opções disponíveis em sua procura!

Nesse sentido, o primeiro segmento que possui maior interesse em apartamentos compactos é formado por jovens solteiros e casais sem filhos: aqui, as condições facilitadas de pagamento atuam como incentivo direto para a sua aquisição – principalmente em se tratando de recém-formados que buscam a sua primeira casa própria!

Outro segmento que pode ser atraído para este tipo de unidade é formado por idosos que buscam moradias com maior praticidade de manutenção: neste caso, a presença de elementos que facilitam a sua locomoção como elevadores ou o seu deslocamento para serviços essenciais presentes na região são critérios fundamentais quando se almeja a divulgação para este público!

Já quanto a perfis investidores, o principal atrativo é a possibilidade de diversificação no investimento em imóveis: seus preços menores muitas vezes são capazes de permitir a aquisição de duas ou mais unidades contando com os mesmos recursos que seriam destinados para a compra de uma única unidade de maiores dimensões!

Para o CIE – CURSO INCORPORAÇÃO DE EDIFÍCIOS, o atendimento às novas tendências em habitação residencial é uma das chaves para a prosperidade do mercado imobiliário brasileiro: aqui, a eficiência na pesquisa de mercado que dará a base para o planejamento de empreendimentos com microapartamentos será fundamental para o aproveitamento das oportunidades surgidas com esta demanda!