Incorporação em foco: as preferências das novas gerações para a compra de imóveis

16 de Abril 2024 as 11h00 | Por: Prof. Jamil Rahme.

Um dos pontos fundamentais para a atuação de um incorporador dentro das dinâmicas atuais do mercado imobiliário brasileiro se encontra na compreensão da crescente diversificação dos perfis compradores: o atendimento aos seus distintos interesses e necessidades quanto a imóveis tem sido uma das principais fontes de novas oportunidades de negócios por todo o país. 

Para tanto, a compreensão dos distintos critérios de segmentação de perfis compradores nos últimos anos no país se torna uma das chaves para a compreensão destas dinâmicas: aqui, para além das diferenciações quanto a poder aquisitivo, têm ganhado importância cada vez maior em nosso mercado o entendimento das diferenciações quanto às distintas gerações etárias como perfis compradores de imóveis!

Nesse sentido, um dos pontos de maior destaque se encontra na inserção de novas gerações no mercado de trabalho e seu crescente interesse pela compra do primeiro imóvel: segundo pesquisa divulgada em 2023 pela HSR Specialist Researchers, somente entre integrantes da Geração Z – composta por nascidos entre 1997 e o início dos anos de 2010 – 72% dos entrevistados afirmaram ter intenção de adquirir moradia própria!

Num mercado altamente competitivo como o do setor imobiliário brasileiro, para o atendimento a estes novos perfis, se sobressairão os incorporadores que melhor absorverem e traduzirem suas necessidades no planejamento de novas incorporações residenciais voltadas para este público!

Desse modo, torna-se ainda mais crucial não somente a realização de pesquisas prévias de mercado como componente do planejamento de um incorporador, como a condução delas para a compreensão aprofundada das necessidades e das jornadas de consumo específicas destes novos perfis: este direcionamento estratégico será um diferencial fundamental para quem almeja máxima rentabilidade no atendimento a estes públicos!

Assim sendo, o incorporador que deseja se inserir no atendimento a estes novos perfis deve possuir as respostas mais precisas para as perguntas abaixo:

  • Quais os principais critérios adotados por estas novas gerações para a seleção e a aquisição de um imóvel?
  • Como estas novas gerações têm conduzido sua jornada de compras de imóveis no país?

Para o CIE – CURSO INCORPORAÇÃO DE EDIFÍCIOS, a inserção de novos perfis compradores no mercado imobiliário brasileiro é fundamental para a renovação das dinâmicas de planejamento e atendimento do setor da incorporação do país: as especificidades e preferências de novos compradores de imóveis são os temas de nossa coluna Incorporação em Foco!

OS CRITÉRIOS DAS NOVAS GERAÇÕES PARA A COMPRA DE IMÓVEIS

De acordo com a pesquisa da HSR Specialist Researchers, um dos principais traços que marcam as gerações Z e Y – formada por indivíduos entre 26 e 40 anos – se encontra na busca por maior estabilidade financeira através de investimentos que lhes tragam segurança patrimonial após a consolidação de sua inserção no mercado de trabalho.

Para estas gerações, este fator se associa diretamente com a aquisição de imóveis: na percepção dos que se encontram nestas faixas etárias, a compra de imóveis é vista tanto como uma forma de criar raízes através da conquista da independência financeira, quanto de estabilidade e segurança através de sua transformação de locatários para proprietários de moradias próprias!

De um lado, estes critérios associados à elevação do status pessoal se relacionam diretamente com seu formato de compra preferencial de imóveis: trata-se de gerações que fazem parte significativa dos 83% de entrevistados de uma pesquisa da Brain Inteligência Estratégica divulgada em 2023 que afirmam utilizar linhas de financiamento imobiliário para fins de uso do imóvel como moradia!

De outro, estes fatores também se refletem nos tipos de imóveis residenciais preferenciais por estas gerações: aqui, a localização – principalmente quanto à facilidade de acesso a serviços públicos e a proximidade ao trabalho – se associa com a prioridade para edificações que combinem tecnologias sustentáveis com áreas de lazer que reduzam sua necessidade de deslocamento urbano!

Para incorporadores que buscam direcionar seu planejamento operacional para atender estas gerações estes dados serão fundamentais para a sua estratégia comercial: podem moldar tanto seus argumentos de vendas em negociações com integrantes destas gerações, quanto os tipos de incorporações residenciais que pretendem lançar no mercado imobiliário nos próximos anos!

AS JORNADAS PREFERENCIAIS DE COMPRAS DAS NOVAS GERAÇÕES

A familiaridade com tecnologias de vendas online é uma das principais características dos integrantes das gerações Y e Z: por se tratarem de gerações que se enquadram entre os chamados “nativos digitais”, grande parte de seus hábitos de consumo envolvem jornadas de compra tendo por preferência o uso de ambientes virtuais.

Este fator igualmente tem se refletido no comportamento destas gerações quanto à aquisição de imóveis: o uso de ferramentas digitais tanto para a pesquisa e seleção de imóveis, quanto para o estabelecimento do primeiro contato com corretores e incorporadores é um dos traços mais significativos das jornadas de compras de imóveis de seus integrantes.

Dessa maneira, para incorporadores que planejam ter estes perfis como foco de atendimento, a utilização destas tecnologias se transforma em um diferencial crucial: aqui, a existência de opções de atendimento online e o uso de ferramentas que permitam tours virtuais ou a simulação da customização de unidades são elementos fundamentais para novos lançamentos imobiliários voltados para perfis destas gerações!

Ainda assim, é fundamental destacar que a preferência destas gerações por ferramentas virtuais não anula a importância dos estandes de vendas físicos em novos empreendimentos em suas jornadas: para seus integrantes, a visita a apartamentos decorados serve como conferência do que será adquirido, assim como para reforçar sua segurança em favor da concretização da compra!

Desse modo, a formação de estratégias comerciais híbridas que contemplem as singularidades das jornadas de compras dos perfis consumidores destas faixas etárias se transforma em uma das garantias do incorporador para a absorção pelo mercado de empreendimentos voltados para estes públicos!

Por fim, para o CIE – CURSO INCORPORAÇÃO DE EDIFÍCIOS -, é fundamental ressaltar que uma das chaves do sucesso de um incorporador no mercado imobiliário se encontra em sua capacidade de se adaptar às necessidades que procura atender: seja para estas ou para outras gerações, é a compreensão aprofundada da demanda e de sua jornada de compras o que garante a máxima lucratividade de um incorporador!