A retomada das contratações na construção civil e o aquecimento do mercado de incorporação: cenário ideal para empreender

05 de Fevereiro 2020 as 19h00 | Por: Prof. Jamil Rahme.

“O setor mais abalado pela crise, por outro lado, voltou a contratar depois de 5 anos. Foram 71,1 mil postos com carteira assinada, 11% do total de vagas contabilizado em 2019.

[...] A recuperação está sendo puxada pelo setor imobiliário, por lançamentos residenciais concentrados especialmente no Sudeste, afirma a economista Ana Maria Castelo, pesquisadora da Fundação Getúlio Vargas (FGV).” (Fonte: Portal G1. Link: https://g1.globo.com/economia/noticia/2020/01/24/caged-o-que-os-numeros-do-emprego-dizem-sobre-o-primeiro-ano-da-economia-sob-bolsonaro.ghtml)

Um dos indicadores da construção civil que apresentou melhor desempenho em 2019 é o da abertura de novas vagas de emprego pelo setor. Dando concretude à retomada da expansão do mercado imobiliário brasileiro, este é mais um dos indicadores que demonstram que 2020 será um ano profundamente favorável para novos empreendimentos em incorporação de edifícios.

De acordo com o Professor Jamil Rahme, a compreensão abrangente do desempenho dos indicadores ligados à construção civil é crucial para atuar com sucesso no mercado imobiliário: entender como e quando empreender é um dos principais diferenciais de excelência presentes no CIE – CURSO DE INCORPORAÇÃO DE EDIFÍCIOS.

Confira nossa conversa com o Professor acerca do desempenho atual da construção civil no país:


Pergunta: O que a retomada da abertura de vagas de trabalho diz sobre o momento atual da construção civil no Brasil? 

Professor Jamil Rahme: A retomada de vagas de trabalho é o melhor registro do crescimento da construção civil: não só reflete uma maior disposição do mercado em concretizar investimentos no setor, como também é forte indicador do crescimento da economia do país!

Pergunta: De que maneira a redução dos índices gerais de desemprego podem se refletir no mercado da incorporação de edifícios? 

Professor Jamil Rahme: Com a retomada do emprego, a incorporação imobiliária deverá crescer substancialmente. O aumento no poder de consumo da população, em virtude da queda dos índices de desemprego, costuma vir junto com a expansão da demanda de aquisição de imóveis, o que atrai tanto investidores quanto novos empreendedores para atuarem no ramo da incorporação.

Pergunta: A tendência de crescimento da incorporação residencial verificada em 2019 no Sudeste pode se espalhar pelo país? 

Professor Jamil Rahme: Com certeza! Como ocorrido em outras oportunidades, o crescimento da incorporação inicia-se pelo Sudeste, pelo peso da economia desta região diante do resto do país: seu aquecimento geralmente dinamiza as outras economias regionais, o que faz com que seus efeitos logo sejam sentidos no mercado imobiliário de outras partes do país!

Pergunta: De que maneira incorporadores devem se posicionar diante das tendências atuais de crescimento econômico do país? 

Professor Jamil Rahme: A incorporação é atividade segura e altamente lucrativa para o empreendedor que detém as informações necessárias: entretanto, não é ambiente para o leigo ou o desinformado. Entender as dinâmicas e tendências do mercado do setor de uma forma ampla, assim como saber avaliar e comercializar bons investimentos, faz toda a diferença: é para capacitar profissionais bem informados que o CIE – CURSO DE INCORPORAÇÃO DE EDIFÍCIOS dá atenção especial a conteúdos que permitem a incorporadores desenvolverem as melhores estratégias de atuação no ramo.