Preços de imóveis em alta: a retomada da incorporação em 2020

10 de Fevereiro 2020 as 17h30 | Por: Prof. Jamil Rahme.

“Puxado pela recuperação de preços na capital paulista, o Índice Geral do Mercado Imobiliário Residencial (IGMI-R) da Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança (Abecip) registrou crescimento nominal de 4,11% ao longo de 2019.” (Fonte: Portal Sinduscon – SP. Link:: https://sindusconsp.com.br/precos-dos-imoveis-residenciais-cresceram-411-em-2019-no-pais/)

O acompanhamento das variações nos preços praticados pelo mercado imobiliário é um fator de grande importância no cotidiano dos profissionais que atuam no setor da incorporação de edifícios. Nesta seara, a majoração dos preços de imóveis verificada durante o ano de 2019 é fundamental para a compreensão do atual panorama de otimismo com a economia do país: indicam não só a retomada do dinamismo da construção civil brasileira, como também a materialização de um cenário de grandes perspectivas de lucros para quem atua no setor.

Para o Professor Jamil Rahme, o bom entendimento das dinâmicas de preços praticados no mercado imobiliário é fator chave para a segurança no planejamento e na atuação de incorporadores: empreender acompanhando as tendências do setor é um dos temas de maior importância no aprendizado oferecido pelo CIE – CURSO DE INCORPORAÇÃO DE EDIFÍCIOS para profissionais do ramo. 

Confira a nossa conversa com o Professor sobre como ler a atual tendência de alta dos preços de imóveis no país:


Pergunta: O que os preços dos imóveis dizem sobre o mercado da incorporação imobiliária no Brasil? 

Professor Jamil Rahme: Para o mercado da incorporação, o preço dos imóveis é uma variável fundamental: sua dinâmica aponta diretamente em quais áreas há maior demanda por projetos e investimentos em construção civil. Portanto, os preços dos imóveis representam um confiável termômetro para quem atua em incorporação.

Pergunta: Como o senhor interpreta os impactos da valorização dos preços de imóveis sobre o setor da incorporação de edifícios? 

Professor Jamil Rahme: A majoração dos preços é um ótimo indicador da tendência de expansão do mercado: reflete o aumento da demanda por novos projetos, também servindo de estímulo precioso para a inserção de novos empreendedores. Tudo isso gera um crescimento generalizado da incorporação imobiliária, com benefícios para todos!

Pergunta: Quais as melhores perspectivas para aproveitar a tendência de alta nos preços em novos projetos de incorporação? 

Professor Jamil Rahme: Com a perspectiva de valorização dos preços dos imóveis, os incorporadores normalmente adaptam seus projetos para os setores de maior receptividade do mercado: aqui, o que diferencia um bom profissional se encontra precisamente em sua capacidade de ler estas tendências na hora de elaborar e captar investimentos para seus projetos. A boa informação sempre é o que garante segurança e lucratividade na incorporação!

Pergunta: Qual a importância de uma boa estratégia de comercialização para um incorporador neste atual cenário do mercado? 

Professor Jamil Rahme: O conhecimento pleno de todas as fases da incorporação imobiliária, incluindo as melhores estratégias para a comercialização das unidades autônomas, é de fundamental importância para o sucesso do empreendimento. É este conhecimento de qualidade que o CIE – CURSO INCORPORAÇÃO DE EDIFÍCIOS leva aos interessados no tema.