A retomada do mercado imobiliário: a importância da queda dos juros

18 de Fevereiro 2020 as 11h50 | Por: Prof. Jamil Rahme.

E essa tendência positiva é destacada pela queda dos juros. A taxa Selic caiu para 4,5%, atingindo a sua menor marca da história, o que reflete também nos juros futuros – que medem a confiança do mercado – e possibilita a oferta ao crédito imobiliário. A Abrainc fez um levantamento que indica que uma queda de 1% nos juros do financiamento pode incluir até 2 milhões de famílias no mercado imobiliário. Portanto, a cada ponto percentual na variação da taxa de juros, em média o mercado aumenta em 16%.” (Fonte: Infomoney. Link: https://www.infomoney.com.br/negocios/crescimento-do-mercado-imobiliario-deve-se-intensificar-em-2020/)

Na atualidade, um dos aspectos de maior importância para o cotidiano da incorporação imobiliária brasileira diz respeito às condições de obtenção de crédito para o financiamento de novos empreendimentos. Nesta seara, as tendências recentes de queda nas taxas de juros praticadas pelo mercado têm fornecido indicativos valiosos sobre a formação de um cenário promissor envolvendo novos projetos imobiliários em 2020.

Para o Professor Jamil Rahme, juros baixos implicam em maiores e melhores possibilidades de acesso a linhas de crédito para quem for empreender em incorporação. Um dos assuntos de maior relevância no CIE – CURSO DE INCORPORAÇÃO DE EDIFÍCIOS, a elaboração de projetos economicamente sustentáveis, em particular em saber aproveitar as condições favoráveis de financiamento atualmente existentes, pode ser uma das chaves para ter sucesso no mercado imobiliário neste ano.

Confira a nossa conversa com o Professor acerca da importância dos juros baixos para as perspectivas do mercado da incorporação brasileira na atualidade:


Pergunta: Qual a importância da taxa de juros para o mercado imobiliário brasileiro na atualidade?  

Professor Jamil Rahme: Em sua dinâmica de funcionamento atual, o mercado imobiliário brasileiro tem relação estreita para com o desempenho de indicadores financeiros. No caso da taxa de juros, ela serve como termômetro para a qualidade do crédito a ser adquirido na praça, seja por incorporadores para seus projetos, seja por consumidores interessados em investirem em imóveis novos ou usados. Com a redução das taxas de juros, o crédito fica mais acessível nas duas pontas: dessa maneira, também colabora com o fomento de novos empreendimentos em incorporações imobiliárias. 

Pergunta: De que maneira as variações nas taxas de juros influenciam no desempenho da incorporação imobiliária em específico? 

Professor Jamil Rahme: Como dito, quanto menores as taxas de juros, mais acessível o crédito. Por sua variação influenciar no acesso e na qualidade do crédito tanto para incorporadores quanto para consumidores, ela se torna bom indicador acerca da viabilidade econômica envolvida na criação de novos empreendimentos!

Pergunta: Quais setores da incorporação deverão se beneficiar mais das tendências de juros baixos previstas para 2020? 

Professor Jamil Rahme: Normalmente, juros mais baixos fomentam os empreendimentos de baixo e médio porte. Entretanto, todo o mercado imobiliário se beneficia quando os juros estão reduzidos: o impacto da redução costuma ser positivo na qualidade das linhas de financiamento ofertadas na praça, refletindo-se em sua maior e melhor disponibilidade para projetos de todo porte. 

Pergunta: Como um incorporador deve se portar diante das perspectivas otimistas quanto a juros para o mercado imobiliário em 2020? 

Professor Jamil Rahme: Como a previsão é de incremento na incorporação imobiliária em 2020, o incorporador deve se preparar, buscando a adequada informação sobre o tema. É atividade segura, mas não é ambiente para o incorporador desinformado: como colocamos no CIE – CURSO DE INCORPORAÇÃO DE EDIFÍCIOS, o estudo da viabilidade econômica e financeira de novos projetos é crucial para a materialização de empreendimentos sustentáveis!