Novos projetos de incorporação: atenção para com a acessibilidade

27 de Fevereiro 2020 as 18h40 | Por: Prof. Jamil Rahme.

“A partir de 27 de janeiro de 2020, portanto, as incorporadoras e as construtoras deverão protocolar seus projetos para aprovação considerando todos esses requisitos.

No texto, fica estabelecido que 100% das unidades devem ser projetadas prevendo a possibilidade de adequação posterior. Ou seja, devem possuir características construtivas que permitam – a partir de alterações de layout, dimensões internas ou quantidade de ambientes – a adaptação para uma unidade internamente acessível, sem que sejam afetadas a estrutura da edificação e as instalações prediais.” (Fonte: Portal Secovi. Link: https://www.secovi.com.br/noticias/moradia-acessivel/14563)

A atenção para com mudanças nas normas voltadas para empreendimentos imobiliários é um dos elementos que mais facilitam a comercialização de novos empreendimentos no ramo da incorporação. Recentemente, foi regulamentado pelo governo federal o artigo 58 da Lei Brasileira de Inclusão (Lei n° 13.146/2015), que prevê a exigência de equipamentos de acessibilidade em novas unidades residenciais para portadores de necessidades especiais.

Segundo o Professor Jamil Rahme, a observância das normas e legislações vigentes no país é fator imprescindível para incorporadores criarem um ambiente de confiança na condução de seus negócios, tanto perante investidores, quanto diante de consumidores interessados em seus projetos. Como ensina o CIE – CURSO DE INCORPORAÇÃO DE EDIFÍCIOS, deter credibilidade no mercado significa possuir um ativo de valor incalculável para quem deseja atuar no ramo da incorporação imobiliária.

Confira a nossa conversa com o Professor acerca da importância de temas como a acessibilidade para o mercado imobiliário atual:

 

Pergunta: Qual a importância da inclusão de especificações de acessibilidade para o mercado imobiliário?

Professor Jamil Rahme: Extremamente importante: fomenta a inclusão social e de mercado de setores populacionais nem sempre contemplados em empreendimentos imobiliários construídos em épocas anteriores. Ao facilitar seu acesso a um imóvel próprio que é, desde o início, adaptado às suas condições, os transforma em nichos consumidores potenciais a terem suas demandas atendidas pelo mercado. Diversificando o público consumidor, dinamizam-se os negócios: ampliam-se as possibilidades de comercialização de novos projetos por incorporadores!

Pergunta: De que forma a inclusão da acessibilidade impacta na elaboração de novos projetos de incorporação de edifícios?

Professor Jamil Rahme: Os projetos de arquitetura que incluem a acessibilidade são capazes de gerar incorporações modernas, por se ajustarem de maneira mais precisa à variedade de demandas existentes dos consumidores interessados em adquirirem um imóvel próprio. Na incorporação de hoje em dia, modernidade é valor atraente, sobretudo para o incorporador que sabe explorar fortemente a presença deste elemento na comercialização de unidades autônomas. 

Pergunta: Como um incorporador pode melhor divulgar a observância de normas e legislações no lançamento de seus novos projetos?

Professor Jamil Rahme: As normas e legislações devem, obviamente, serem seguidas pelo incorporador: a experiência tem demonstrado que, com a divulgação enfatizando o respeito às normas, maior será o fomento comercial. O incorporador que se apresenta no mercado como seguidor fidedigno da legislação cria um ambiente de credibilidade, contribuindo para o favorecimento da comercialização das unidades autônomas. Este é um dos temas que mais destacamos no CIE – CURSO DE INCORPORAÇÃO DE EDIFÍCIOS: um incorporador de sucesso é um prestador de serviços que entende que a ética é pilar fundamental na geração de um ambiente de confiança, seja entre seu público consumidor, seja entre quem queira investir em seus projetos!