Mercado imobiliário: intenção de investimentos em alta

02 de Março 2020 as 15h40 | Por: Prof. Jamil Rahme.

“O Índice de Confiança do Empresário da Construção (ICEI-Construção) registrou em janeiro o maior valor dos últimos 10 anos: subiu para 64,7 pontos, 0,9 ponto acima do registrado em dezembro do ano passado e 10,2 pontos acima da média histórica. O nível de confiança supera a linha divisória de 50 pontos desde outubro de 2018, indicando que o otimismo se consolidou no setor.” (Fonte: Portal Sinduscon-SP. Link: https://sindusconsp.com.br/aumenta-intencao-de-investimento-na-construcao/)

No universo da incorporação imobiliária, indicadores de confiança de empreendedores em realizarem novos investimentos têm sido um dos principais instrumentos para avaliar perspectivas futuras de mercado. Ao longo dos últimos meses, pesquisas aferindo a confiança deste setor do empresariado têm destacado uma crescente disposição de investir na expansão do mercado imobiliário, formando um cenário promissor para profissionais do ramo em 2020.

De acordo com o Professor Jamil Rahme, esta tendência de alta revela uma combinação particularmente atraente, formada pela junção entre maior demanda de mercado e recursos mais acessíveis para quem deseja incorporar neste ano. Para quem deseja investir em incorporação residencial ou comercial em 2020, a leitura refinada das tendências de mercado, fornecida pelo CIE – CURSO DE INCORPORAÇÃO DE EDIFÍCIOS, pode ser verdadeiro divisor de águas para quem busca empreender de maneira sustentável.

Confira a nossa conversa com o Professor acerca do que significa a atual tendência de maior confiança em investimentos pelo mercado imobiliário:

 

Pergunta: De que forma indicadores como o ICEI-Construção influenciam no desempenho do mercado imobiliário?

Professor Jamil Rahme: Os indicadores sempre são um bom termômetro para o bom entendimento do desempenho do mercado da incorporação num determinado momento: quando compreendidos em conjunto, fornecem tendências e direções potenciais de comportamento que o ramo imobiliário adotará no futuro. O aumento do indicador de confiança de empreendedores da construção civil demonstra, por exemplo, que há maior propensão em investirem em novos projetos: no cenário atual, sua alta comprova o otimismo e a confiança que os incorporadores têm no mercado imobiliário!

Pergunta: Quais efeitos benéficos costumam ser sentidos sobre o mercado imobiliário quando aumenta a confiança em investir?

Professor Jamil Rahme: Em primeiro lugar, o aumento da confiança no mercado imobiliário atrai substancialmente novos incorporadores: entende-se que há maior demanda a ser suprida.  Num segundo plano, estas circunstâncias favoráveis também significam aumento na disponibilidade de investidores na área: há expansão na quantidade e diversidade de recursos que podem ser acessados para o financiamento para projetos. Por fim, estes fatores se relacionam a uma tendência de aumento no número de compradores de imóveis: isso se reflete particularmente na expansão do interesse na aquisição de imóveis na planta.

Pergunta: De que maneira a alta no ICEI-Construção deve se refletir na incorporação residencial?

Professor Jamil Rahme: O aumento no ICEI-Construção representa um grande estímulo para empreender em incorporação de imóveis como um todo. No caso da incorporação para fins residenciais, sua alta significa maior interesse em empreendimentos voltados tanto para uso próprio, quanto para locação, por parte de condôminos.

Pergunta: Como a incorporação comercial também poderá se beneficiar desta alta? Professor Jamil Rahme: Acreditamos que a incorporação comercial se beneficiará de forma até superior à residencial. Nesse caso, o aumento na confiança indica que há uma percepção do mercado de que a procura por lojas e escritórios está em expansão: isso possibilita diversificar investimentos em cada uma destas modalidades, seja para uso, seja para locação. Por se tratar de um indicador geral, é preciso que um profissional também esteja bem informado para ter sucesso, em particular sobre as direções de investimentos em incorporação comercial: no CIE – CURSO DE INCORPORAÇÃO DE EDIFÍCIOS, uma das nossas maiores preocupações se encontra justamente em ensinar os melhores caminhos para harmonizar a elaboração de projetos com as tendências de mercado!