Incorporação em Foco: 3 tendências da incorporação residencial para 2021

02 de Dezembro 2020 as 11h45 | Por: Prof. Jamil Rahme.

As circunstâncias criadas pela pandemia têm influenciado diretamente no surgimento de novas demandas para quem empreende em incorporação residencial: adaptar o planejamento e a comercialização de novos lançamentos para o que o mercado necessita tem sido indispensável para a prosperidade futura do setor.

Para quem tem estado atento às dinâmicas da retomada do setor da incorporação no segundo semestre de 2020, diversos dados recentemente divulgados tem permitido a formação de uma atmosfera de otimismo cada vez maior quanto ao futuro do setor em 2021.

Nesse sentido, o primeiro dado animador diz respeito ao desempenho da construção civil no Brasil nos últimos meses: segundo o Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo (SINDUSCON-SP), sua dinâmica de atividades já se encontra em patamares similares ao existente anteriormente à pandemia.

Por movimentar diversos setores direta e indiretamente atrelados às suas atividades, a recuperação no desempenho da construção civil igualmente permite traçar perspectivas promissoras para a economia do país como um todo, principalmente no que concerne ao crescimento imediato da renda familiar média dos brasileiros nos próximos meses.

Outro dado a favorecer este prisma de recuperação se refere ao lançamento de novas unidades imobiliárias no país: segundo a pesquisa mensal realizada pela Abrainc (Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias) em julho, o número de unidades disponibilizadas no mercado neste mês representou uma elevação de 38,2% perante a quantidade apresentada em julho de 2019.

Ainda que sejam dados referentes ao início do segundo semestre de 2020, sua aferição indica a progressiva transformação do ambiente de negócios para incorporadores no Brasil, particularmente quanto à melhora na capacidade de absorção de novas unidades pelo mercado.

Dentre os setores que têm se destacado em vendas em novos lançamentos no mercado, a incorporação residencial se encontra em posição privilegiada: parcela significativa da procura por imóveis verificada ao longo do ano tem se concentrado diretamente no atendimento deste tipo de demanda.

Para bem aproveitar este momento atual da incorporação residencial, o principal passo a ser dado por empreendedores se encontra em harmonizar seus modelos de negócios com as principais tendências do mercado na atualidade. Neste aspecto, a produção de respostas de qualidade para as seguintes perguntas será diferencial único para quem almeja se sobressair no universo da incorporação em 2021: 

  • Quais tendências do mercado residencial devem se manter em 2021?
  • Que demandas surgiram para a incorporação residencial no cenário atual?
  • De que forma se devem comercializar novos lançamentos residenciais?

 Na visão do CIE – CURSO INCORPORAÇÃO DE EDIFÍCIOS, a sofisticação no atendimento das nuances de mercado é o que melhor demonstra excelência nos serviços prestados por incorporadores: as principais tendências em planejamento e comercialização de novos lançamentos residenciais são o tema de hoje de Incorporação em Foco.

 

TENDÊNCIAS DA INCORPORAÇÃO RESIDENCIAL: UNIDADES E EDIFÍCIOS SUSTENTÁVEIS

 

A preocupação com a sustentabilidade ambiental em unidades e edifícios já era um elemento que ganhava cada vez mais força no mercado imobiliário residencial: independentemente dos desafios surgidos com a pandemia, esta tendência deve continuar a se consolidar nos próximos anos.

Na atualidade, grande parte desta demanda tem se direcionado para duas temáticas: a busca por unidades residenciais adaptáveis a sistemas automatizados, e a preferência cada vez maior por edifícios dotados de tecnologias voltadas para a segurança, economia, e preservação de recursos.

No primeiro caso, o que mais tem atraído adquirentes interessados em sustentabilidade se concentra na possibilidade de adicionar tais elementos às unidades a serem entregues em novos projetos: conexão entre os cômodos, sistemas integrados de controle de recursos ou lâmpadas inteligentes são complementações que tem tido boa aceitação entre quem tem investido em imóveis residenciais.

No que toca aos edifícios, de um lado, sistemas inteligentes de controle de energia em áreas comuns, de reuso de água, e a inclusão de painéis solares têm sido requeridos principalmente em virtude da economia que geram.

De outro, a automação em sistemas de segurança de condomínios, por meio do controle inteligente de fluxo de visitantes ou de câmeras, são elementos que tem agregado valor de mercado cada vez maior a novos empreendimentos.

Diante desta tendência, investir em projetos que contemplem tecnologias de preservação ambiental, segurança e conforto pode ser um caminho particularmente atrativo para quem almeja crescimento sustentável nos negócios em 2021!

TENDÊNCIAS DA INCORPORAÇÃO RESIDENCIAL: ADEQUAR PROJETOS ARQUITETÔNICOS ÀS DEMANDAS SURGIDAS COM A PANDEMIA

Um dos principais efeitos da pandemia sobre o mercado imobiliário residencial diz respeito às novas demandas a serem contempladas no lançamento de unidades residenciais de Médio e Alto Padrão na atualidade.

Neste tema, o aspecto que deve ser mais levado em consideração se refere às mudanças nas rotinas familiares: fatores como a suspensão de aulas presenciais em escolas ou restrições de acesso a ambientes de trabalho têm implicado em significativa reorientação em critérios e prioridades de adquirentes quanto ao plano arquitetônico de novas unidades residenciais.

O primeiro elemento que merece especial atenção em novos projetos arquitetônicos envolve o ajuste nas dimensões de janelas de novos edifícios: ao aprimorar as condições de ventilação e insolação, janelas maiores têm sido igualmente associadas à preocupação com ambientes saudáveis para a habitação e o convívio familiar.

O segundo elemento que tem tido boa aceitação por adquirentes envolve a inclusão de áreas externas nas unidades: tem sido cada vez maior a demanda por ambientes privativos voltados ao lazer em novos apartamentos, que buscam atenuar com conforto as limitações atualmente existentes em convívio social.

Nesta seara, a edificação de unidades contando com varandas espaçosas tem sido solução de excelência, principalmente para lançamentos de Médio Padrão. Já quanto a imóveis de Alto Padrão, apartamentos que contam com quintais privativos como os do tipo Garden são ótima alternativa para o atendimento desta demanda.

Um último elemento a ser agregado em novos lançamentos abrange a disseminação do home office nos dias atuais: projetos arquitetônicos que contemplem cômodos adaptáveis em sua utilização para fins de trabalho têm sido uma tendência cada vez mais consolidada no que é procurado no mercado residencial!

Ao unir conforto, saúde e praticidade nos novos planos arquitetônicos residenciais apresentados ao mercado, incorporadores igualmente darão demonstração de excelência em se preocupar e se adaptar aos desafios criados nos tempos atuais!

TENDÊNCIAS DA INCORPORAÇÃO RESIDENCIAL: DIGITALIZAÇÃO DOS PROCESSOS DE VENDAS

Se adaptar ao contexto criado pela pandemia tem igualmente significado transformar as estratégias de comercialização de novos lançamentos residenciais: redirecionar prioridades de investimentos quanto aos processos de vendas tem sido ótima medida para assegurar rapidez em retorno do que foi investido.

Para tanto, um fator de importância diz respeito ao uso de estandes físicos de vendas atualmente: a variedade de restrições impostas pelos poderes públicos às atividades comerciais muitas vezes tem ou inviabilizado o uso de estandes, ou reduzido significativamente seu alcance como estratégia prioritária de comercialização.

Para superar esta dificuldade de contexto, a digitalização da estratégia comercial pode ser ótima opção: a situação atual tem reforçado cada vez mais tendências anteriormente existentes, particularmente quanto a ampliar o uso de ferramentas virtuais para a venda de imóveis pelo setor da incorporação!

Nesta seara, são cada vez maiores as opções para a incorporação residencial: estandes virtuais que permitam visualização e customização de unidades residenciais, o uso de ferramentas de assinatura eletrônica para a gestão de relacionamentos com a clientela potencial, ou o recurso a campanhas de anúncios em redes sociais têm sido profundamente eficazes na divulgação de novos lançamentos no mercado.

Por fim, nunca é demais ressaltar que o refinamento nas estratégias comerciais tem sido e continuará a ser tão importante quanto contemplar tendências arquitetônicas no planejamento de novos empreendimentos residenciais: digitalizar estes processos pode ser medida imprescindível para aprimorar o equilíbrio financeiro das empresas do setor!