A incorporação em 2021: os principais desafios para empreendedores do mercado imobiliário

06 de Janeiro 2021 as 15h52 | Por: Prof. Jamil Rahme.

Durante as últimas semanas, a apresentação de diversos indicadores relacionados ao desempenho de mercado no Brasil tem apontado para a consolidação de perspectivas de expressivo crescimento sustentado do setor da incorporação imobiliária não só em fins de 2020, como igualmente para todo o ano de 2021.

Do que se depreende destes dados, a recuperação do setor não só tem sido robusta, como também poderia ter sido ainda maior se não fosse a interposição de gargalos no período, como as oscilações nos preços de insumos para a construção: quanto a estes obstáculos, importa, acima de tudo, reter a percepção de que representam uma dimensão puramente circunstancial para o dinamismo atual da incorporação!

De acordo com o Professor Jamil Rahme, o cenário atual tem se demonstrado profundamente favorável para a transposição dos prognósticos anteriores à pandemia para 2021: preparar empreendedores para enfrentar não só os principais desafios existentes na área, como também para melhor aproveitar os ciclos de crescimento do mercado imobiliário é um dos principais objetivos do CIE – CURSO INCORPORAÇÃO DE EDIFÍCIOS!

Confira a nossa conversa com o Professor acerca das principais perspectivas e desafios que se apresentam para incorporadores no país em 2021:

Pergunta: Quais são as expectativas do senhor para o desempenho do setor da incorporação imobiliária para 2021?

Professor Jamil Rahme: O cenário da incorporação imobiliária para 2021 é o melhor possível: todos os prognósticos que tínhamos anteriormente à pandemia foram transferidos para o início de 2021! Todas as pesquisas realizadas neste ano sobre os planos de famílias quanto à habitação têm demonstrado um desejo de mudança, em virtude das circunstâncias impostas pela pandemia: unidades contendo elementos como varandas, janelas maiores ou cômodos para home office tem tido procura cada vez maior - existe, portanto, uma forte demanda por unidades residenciais. Em circunstâncias tão favoráveis, deixo a mesma orientação para incorporadores que tenho dado para meus alunos do CIE – CURSO INCORPORAÇÃO DE EDIFÍCIOS: preparem-se adequadamente para a forte recuperação do nosso setor em 2021!

Pergunta: Quais foram os principais gargalos enfrentados por empreendedores do setor para materializar novos lançamentos em 2020?

Professor Jamil Rahme: Grande parte dos gargalos que o setor enfrentou em 2020 podem ser enquadrados como sendo puramente circunstanciais: de um lado, a pandemia, cujos efeitos se fizeram sentir principalmente durante o primeiro semestre. De outro, a alta momentânea nos preços de insumos da construção civil: por movimentar diversos setores, como as indústrias do cimento, do aço, da louça, da tinta ou do metal, a incorporação imobiliária acabou sendo impactada durante o segundo semestre por uma situação em que, ao mesmo tempo, se deu tanto uma relativa queda na produção por conta da pandemia, quanto um expressivo aumento na demanda pelos seus produtos. Com a retomada de seus ritmos de produção aos patamares anteriores, a tendência é de que os preços se estabilizem, o que contribuirá diretamente para as perspectivas de forte crescimento para a incorporação em 2021!

Pergunta: De que maneira o poder público pode contribuir para formar um cenário de crescimento sustentado para o setor em 2021?

Professor Jamil Rahme: Pode-se dizer que ao longo de 2020 algumas medidas do governo deram contribuição significativa para minorar os impactos da pandemia sobre o setor da incorporação imobiliária: particularmente quanto à manutenção de baixas taxas de juros para empréstimos e à facilitação das vias de financiamento de imóveis por adquirentes, ajudando a dar fôlego para a recuperação do setor. Entretanto, nunca é demais lembrar que a incorporação imobiliária é a mola mestra da economia do país: além de movimentar diversas atividades, o setor é enorme fonte geradora de empregos, contribuindo enormemente para o PIB brasileiro! Nesse sentido, a concretização de medidas de longo prazo - como as das agendas de reformas - pode contribuir ainda mais para a materialização de um ciclo virtuoso prolongado para a incorporação no país!