A expansão da incorporação em 2021: o crescimento continuado do emprego na construção

05 de Fevereiro 2021 as 13h15 | Por: Prof. Jamil Rahme.

Os índices referentes ao nível de emprego são um dos mais importantes indicativos do desempenho de setores como o da incorporação imobiliária: por refletir o dinamismo de seu ambiente de negócios a partir dos níveis de materialização de novos lançamentos, permite vislumbrar tanto o estágio atual da área, quanto suas perspectivas futuras a curto e médio prazo.

Neste tema, a expansão continuada da geração de empregos pela indústria brasileira da construção merece destaque: além de se encontrar em crescimento há seis meses, entre novembro e dezembro de 2020, seu ritmo de contratações bateu por duas vezes o recorde da série histórica de aferição deste indicador.

Para a incorporação imobiliária no Brasil, esta é uma excelente notícia para 2021: segundo o Professor Jamil Rahme, trata-se de um indicativo claro de que o mercado está e continuará em expansão ao longo do ano! Aproveitar este cenário exigirá foco em planejamento por empreendedores da área: no CIE – CURSO INCORPORAÇÃO DE EDIFÍCIOS, as melhores oportunidades sempre se materializam a partir da excelência com a qual incorporadores adaptam seus modelos de negócios!

Confira a nossa conversa com o Professor acerca do que representa a retomada do emprego na construção para o mercado imobiliário:

Pergunta: O que a retomada das contratações pela construção civil nos últimos meses diz do cenário atual do mercado imobiliário?

Professor Jamil Rahme: Em todas as crises do passado, o setor da incorporação imobiliária sempre foi dos primeiros a se recuperar: no cenário atual, não está sendo diferente, e a retomada nos ritmos de contratações por toda a indústria da construção reflete isso! Seja na indústria da construção como um todo, seja na incorporação em específico, o aumento nas contratações é indicativo expressivo de aquecimento do dinamismo da economia: o início ou a retomada das obras – no caso da incorporação, de novos lançamentos – são sinais de que a demanda, na infraestrutura ou em novas unidades, está em expansão, assim como que está havendo recuperação na renda familiar no país.

Pergunta: De que maneira esta expansão nos empregos do setor deve se refletir no setor da incorporação imobiliária em 2021?

Professor Jamil Rahme: A retomada das contratações já era esperada pelos incorporadores e construtores porque a área é a mola-mestre da economia do País: não só costuma ser a primeira a indicar recuperação, como igualmente, por movimentar diversos setores atrelados à sua dinâmica, é a que traz os indicativos mais concretos de perspectivas de crescimento sustentado para o país! A expansão nas contratações no setor da incorporação significa também a expansão da procura por novas unidades, tendência que se refletirá em 2021. Os reflexos mais claros desta tendência já tem se dado pelo menos desde o último trimestre de 2020: tem havido um aumento cada vez mais expressivo em indicadores referentes à execução de novos lançamentos e de vendas pelo setor, que se combina com um cenário particularmente favorável em crédito e juros para a renovação do ambiente de negócios da incorporação!

Pergunta: Quais setores da incorporação têm apresentado maiores perspectivas de aproveitar este cenário?

Professor Jamil Rahme: Sempre comparo a incorporação com a Fênix: em toda a história, mesmo nos momentos de forte crise, ela ressurgiu das cinzas, para cumprir seu relevante papel na economia e contribuir de forma significativa para o PIB Nacional! No setor da incorporação na atualidade, o que está fazendo esta Fênix levantar voo tem sido o ramo habitacional: a correlação entre um cenário profundamente atrativo para financiamento nas duas pontas  - incorporadores e adquirentes -, a implementação de programas governamentais como o Casa Verde e Amarela, e o surgimento de novas demandas em unidades decorrente da pandemia têm contribuído diretamente para que, ao menos num primeiro momento em 2021, a incorporação residencial apresente o melhor desempenho. Mas para aproveitar este cenário, os profissionais da área precisarão de planejamento estratégico: para o CIE – CURSO INCORPORAÇÃO DE EDIFÍCIOS -, o empreendedor que planeja a partir das informações mais acuradas sobre o mercado é também aquele que melhor extrai rendimentos de seus investimentos!