Inovações na incorporação: a digitalização do mercado imobiliário

15 de Março 2021 as 11h00 | Por: Prof. Jamil Rahme.

A progressiva digitalização do mercado imobiliário tem sido uma das principais transformações ocasionadas pelo contexto instaurado pela pandemia: a virtualidade se tornou gradativamente um dos principais caminhos para sustentar o dinamismo comercial da incorporação imobiliária no país diante das restrições existentes às vendas físicas.

Na atualidade, diversos fatores apontam para que tal tendência venha a se tornar uma realidade permanente na comercialização de serviços: de acordo com um relatório recentemente divulgado pela Mastercard, espera-se que pelo menos 20 a 30% das operações comerciais que se virtualizaram nos últimos meses assim permanecerão no cenário pós-pandemia.

Para o Professor Jamil Rahme, a conciliação entre a praticidade e o aprimoramento da gestão de recursos com a digitalização dos processos de vendas é uma das principais potencialidades para a área da incorporação: para o CIE – CURSO INCORPORAÇÃO DE EDIFÍCIOS, aproveitar esta tendência será um caminho privilegiado para aperfeiçoar planos comerciais para novos lançamentos!

Confira a nossa conversa com o Professor acerca dos principais impactos da digitalização da comercialização de imóveis no país atualmente:

Pergunta: Como o senhor enxerga a implementação de ferramentas digitais no universo atual da incorporação no país?

Professor Jamil Rahme: A pandemia trouxe mudanças para a cultura imobiliária que acreditamos que permanecerão. Com destaque para as redes sociais, o virtual tornou-se ferramenta imprescindível de fomento das atividades da incorporação imobiliária na atualidade: quando bem utilizada, ajudará (e muito) o incorporador a viabilizar seus empreendimentos!

Pergunta: Quais são as principais diferenças que o senhor vê na comercialização digital de imóveis perante as práticas de vendas em ambientes físicos?

Professor Jamil Rahme: A utilização do ambiente virtual na comercialização de imóveis certamente impulsionará as vendas. Torna o processo mais ágil e motivador, sobretudo para o próprio comprador: agora, ele poderá fazer pesquisas mais eficientes, em maior quantidade e, portanto, com melhor qualidade. Os ambientes exclusivamente físicos – como os utilizados antes de pandemia – detinham diversas limitações: fatores como a necessidade de deslocamento e a burocracia ocasionada pela necessidade de agendamento prévio muitas vezes acabavam se tornando verdadeiro desestímulo para compradores potenciais. A rapidez e a eficiência trazida pela digitalização certamente fomentarão sobremaneira a incorporação imobiliária!

Pergunta: Quais os principais impactos positivos da digitalização das atividades comerciais da incorporação no país?

Professor Jamil Rahme: A digitalização da comercialização de imóveis contribuiu muito para superar as restrições operacionais existentes no país nos últimos meses por conta da pandemia, principalmente na ponta dos compradores: trata-se da praticidade de poder refinar seu direcionamento de pesquisa por imóveis com toda comodidade de fazê-lo no momento que quiser e sem causar transtornos à sua rotina. Outro impacto positivo tem se dado no amadurecimento de incorporadores, principalmente quanto a aprimorar sua gestão de investimentos: a economia em gastos gerada igualmente amplia a viabilidade comercial de novos lançamentos – o que contribui para o dinamismo de todo o setor! É como eu digo no meu CIE - CURSO INCORPORAÇÃO DE EDIFÍCIOS: o amadurecimento da incorporação é como um caminhão desgovernado ladeira abaixo; isto é, ninguém vai segurar!