Incorporação em foco: como a digitalização da comercialização de imóveis tem auxiliado o mercado imobiliário?

31 de Março 2021 as 11h00 | Por: Prof. Jamil Rahme.

O contexto criado pela pandemia implicou em diversas transformações nos processos de vendas de imóveis no Brasil: uma das principais se encontra na expressiva ampliação do uso de todo um arcabouço de tecnologias digitais para a comercialização de novos lançamentos por parte do setor da incorporação imobiliária na atualidade.

Ainda que se trate de tendência que já encontrava crescimento cada vez mais significativo de uso pelo mercado em anos anteriores, a digitalização da comercialização de imóveis encontrou nas restrições impostas pela pandemia um forte impulso para a sua adoção por empreendedores do setor.

Trata-se de um fenômeno que é, em larga medida, reflexo direto da própria mudança nas jornadas de compras ocorridas mundialmente nos últimos meses: segundo o relatório Global Outlook recentemente divulgado pela Mastercard, somente no Brasil, houve um aumento de 46% de compras online em 2020, assim como 7% dos entrevistados declararam ter realizado uma compra nesta modalidade pela primeira vez.

No país, o que tem configurado este fenômeno como uma forte tendência a ser acompanhada pelo mercado se encontra em uma pesquisa realizada pela Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC): cerca de 70% dos entrevistados manifestaram seu desejo de continuar a realizar mais compras online no futuro do que faziam antes da pandemia.

Para o mercado imobiliário, o conjunto representado pelo impulso recente dado a esta transformação nas jornadas de vendas tem se refletido diretamente em sua dinâmica desde 2020: se adequar às perspectivas oriundas da digitalização pode ser oportunidade estratégica indispensável para a sustentabilidade dos modelos de negócios de incorporadores em 2021!

No cenário atual, um dos grandes incentivos para a sua adoção advém das próprias perspectivas para o setor existentes no país atualmente: as condições profundamente favoráveis de disponibilidade de crédito tanto por compradores quanto por empreendedores sinalizam para um mercado em crescimento em que implementar inovações em novos lançamentos pode fazer toda diferença!

Para adquirir alguns dos principais benefícios oriundos do uso de tecnologias digitais para a venda de imóveis, a precisão na resposta às duas perguntas abaixo é essencial: 

  • Quais são os principais instrumentos digitais que podem ser usados pela incorporação?
  • Quais são os impactos positivos da adoção de instrumentos digitais na comercialização de imóveis?


Na perspectiva do CIE – CURSO INCORPORAÇÃO DE EDIFÍCIOS, as tecnologias digitais serão aliadas inestimáveis para o sucesso de empreendedores do setor em 2021: as formas como a digitalização pode contribuir para ampliar o dinamismo do mercado imobiliário brasileiro são o tema de nossa coluna Incorporação em Foco de hoje!


OS INSTRUMENTOS DIGITAIS PARA A INCORPORAÇÃO IMOBILIÁRIA 

Na atualidade, são cada vez mais diversificadas as ferramentas digitais disponíveis para auxiliar incorporadores a aprimorarem a gestão do planejamento comercial relacionado à materialização de novos lançamentos no país.

Nas searas digitais, um dos principais aspectos a serem levados em consideração por empreendedores da área diz respeito à grande abrangência de possibilidades relacionadas a seu uso: para o mercado imobiliário, sua desenvoltura tem contribuído principalmente para aspectos relacionados aos processos de divulgação, visitação e atendimento, e nas tramitações burocráticas relacionadas à venda de imóveis.

Dentre estes aspectos, o uso de meios virtuais para fins de divulgação já é uma realidade amplamente disseminada pelo mercado nos últimos anos: o uso de plataformas de busca e de redes sociais para a publicação de anúncios se transformou em ótima ferramenta complementar para outras estratégias comerciais envolvendo ambientes físicos.

Neste aspecto, as principais inovações que podem ser adotadas por incorporadores se relacionam ao aperfeiçoamento no direcionamento de anúncios, para a criação de formas de relacionamento que permitam a conversão de clientes potenciais em compradores.

Ao refinar as possibilidades de seleção de perfis de clientes privilegiados na visualização de anúncios por meio de filtros que utilizam critérios variados como faixa de renda, localização, ou emprego, os instrumentos de divulgação atualmente disponíveis podem propiciar a redução da duração dos processos de vendas, influindo positivamente na aceleração do retorno dos investimentos em novos lançamentos!

O segundo aspecto ao qual o uso de ferramentas digitais tem tido grande serventia para a comercialização de imóveis se refere à visitação: trata-se de uma das principais medidas que foram utilizadas nos últimos meses com o objetivo de atenuar as restrições existentes ao funcionamento de estandes de vendas, e que podem ter grande serventia para o mercado no futuro.

Neste aspecto, se sobressaem as modalidades de tour virtual: a partir de dinâmicas de simulação de visitas através de imagens 360° de projetos e imóveis prontos, é possível aos clientes potenciais observar em detalhes os imóveis de seu interesse, assim como permitem simular a personalização de ambientes de acordo com suas preferências, no caso de novos lançamentos.

Outro recurso adotado é a realização de transmissões em vídeo em tempo real de visitas aos imóveis: a vantagem que sobressai nesta modalidade é a da personalização do atendimento, ao possibilitar uma visita contando com o contato direto com o corretor para responder às principais dúvidas de clientes potenciais.

Também quanto à visitação, outra ferramenta que pode ser utilizada é o Google Street View: seu principal benefício se relaciona à grande fidelidade na apresentação dos arredores dos imóveis, colaborando com praticidade diretamente para a resolução das principais questões envolvendo a localização do imóvel comercializado.

Além da transmissão de visitas, o atendimento também conta com vantagens significativas no uso de ferramentas digitais: ao facilitar o contato com corretores durante o todo processo de vendas através de aplicativos de mensagens ou chamadas em vídeo ou áudio, permitem aprofundar a gestão de relacionamentos com clientes potenciais durante todo o processo de vendas.

Seu grande benefício se encontra em prescindir tanto da utilização de estruturas físicas como estandes de vendas, quanto de reuniões presenciais durante o processo de vendas como um todo, poupando tempo precioso aos clientes e corretores que seria utilizado em deslocamento e agendamento de visitas.

Neste aspecto, a comodidade para as partes sai ganhando: desde elementos como o envio de documentos ou chaves, grande parte do processo de vendas como um todo pode se adaptar à disponibilidade dos clientes.

Um último aspecto em que a digitalização do mercado imobiliário pode contribuir para a dinâmica do ambiente de negócios de incorporadores diz respeito à agilidade nos trâmites burocráticos: nesta seara, são diversas as modalidades que possibilitam dar rapidez aos processos de vendas de imóveis.

Seja na elaboração, seja na tramitação e envio de documentação concernente à locação e compra de imóveis, todo um conjunto de procedimentos necessários à materialização das transações pode ser realizado hoje em dia por meio de instrumentos como as assinaturas digitais, dispensando diretamente a necessidade de agendamento de reuniões presenciais especificamente destinadas para esta finalidade.

Neste aspecto, outro procedimento que tem colaborado para a rapidez nos processos de vendas se encontra na possibilidade de clientes potenciais adquirirem financiamento imobiliário online: além de reduzir significativamente o tempo para a obtenção de recursos, sua digitalização também incide sobre a agilidade na realização das transações financeiras envolvendo as vendas.

Conforme visto acima, são diversificados os caminhos em que a digitalização pode contribuir para o mercado imobiliário: é precisamente esta variedade que permite que sua adoção possibilite maior dinamismo ao ambiente de negócios de incorporadores, ao mesmo tempo em que contribui para a sustentabilidade de seus investimentos em novos lançamentos!


OS BENEFÍCIOS DA DIGITALIZAÇÃO PARA APRIMORAR A INCORPORAÇÃO IMOBILIÁRIA

A adoção de ferramentas digitais pelo mercado imobiliário tem significado o aprimoramento de diversos aspectos relacionados à relação entre empreendedores e clientes potenciais durante todo o processo de vendas de imóveis.

Da perspectiva dos clientes, são inúmeros os ganhos em comodidade e praticidade quanto à pesquisa, seleção e compra de imóveis: a principal delas se encontra em aperfeiçoar a personalização do processo em diversos pontos, indo do relacionamento com corretores à adequação dos imóveis às suas mais variadas necessidades.

Além de modernizar e flexibilizar o processo de vendas para se harmonizar melhor à sua disponibilidade, uma das mais atraentes características da digitalização se encontra em sua materialização enquanto uma experiência imersiva, que atende com maior agilidade e precisão os principais critérios envolvidos em sua busca por um novo imóvel.

Do ponto de vista de incorporadores, os principais ganhos se encontram no aprimoramento de suas estratégias comerciais quanto à gestão de recursos, ampliação do alcance de seus processos de vendas e versatilidade em seu uso.

Na gestão de recursos, seu aprimoramento se concentra, acima de tudo, nos gastos em marketing e no tempo de retorno de investimentos: a digitalização permite tanto economia com o foco preciso no que vai ser despendido e na dispensa de estruturas físicas, quanto acelerar a comercialização como um todo, ao possibilitar a menor duração nos processos de vendas.

Um segundo aspecto de importância quanto aos impactos positivos potenciais da digitalização do mercado imobiliário se relaciona com o alcance de divulgação: a digitalização de anúncios permite não só segmentar o público preferencial para um novo lançamento, como igualmente ampliar a abrangência geográfica dos anúncios para atingir clientes presentes mesmo em outras cidades!

Por fim, a sua versatilidade não deve ser desconsiderada na tomada de decisão em seu favor: uma das principais características das ferramentas disponíveis para o mercado imobiliário se encontra na possibilidade de abrangerem tanto a pontos específicos, quanto a pontos gerais da estratégia de vendas, o que permite diversidade em seu uso.

Vistas panoramicamente, as ferramentas digitais acima apresentadas permitem facilitar com vantagens significativas inúmeros pontos quanto à comercialização de imóveis na atualidade: para o CIE, sejam utilizadas em conjunto ou separadas, o principal elemento recomendado para guiar empreendedores em sua adoção se encontra em avaliar quais são as mais adequadas para aprimorar seus processos de vendas!