A expansão da incorporação: o déficit habitacional e o potencial de oportunidades futuras de mercado

27 de Abril 2021 as 13h00 | Por: Prof. Jamil Rahme.

A previsibilidade quanto ao cenário futuro do mercado imobiliário é um dos fatores de maior importância para quem empreende em incorporação: é o que determina a segurança e a sustentabilidade quanto ao planejamento e ao direcionamento de novos investimentos em lançamentos.

Na incorporação residencial, são diversos os indicadores que permitem mensurar a potencialidade futura do mercado: dentre eles, se encontra o déficit habitacional existente no Brasil. Suas dimensões representam não só uma grande questão social para o país: fornecem igualmente todo um mapa no qual a atividade incorporadora pode contribuir com seus investimentos para melhorar a vida de milhões de brasileiros.

De acordo com um estudo recentemente divulgado pela Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc), será necessária a construção de 11,9 milhões de moradias ao longo da década de 2020 para atender a demanda das famílias brasileiras: para superar o desafio colocado por este cenário de oportunidades, será necessária toda a excelência em planejamento por empreendedores do setor.

Para o Professor Jamil Rahme, o que caracterizará a qualidade no atendimento a este enorme desafio é a precisa percepção da diversidade de demandas atualmente existentes: para o CIE – CURSO INCORPORAÇÃO DE EDIFÍCIOS, o incorporador que souber direcionar seu planejamento para segmentos específicos em habitação será aquele que se sobressairá quanto à sustentabilidade de seus negócios!

Confira a nossa conversa com o Professor acerca dos principais impactos do déficit habitacional para o futuro da incorporação imobiliária no país:

Pergunta: Como o déficit habitacional influencia atualmente na dinâmica do mercado imobiliário?

Professor Jamil Rahme:
No universo imobiliário brasileiro, o déficit habitacional tem sido historicamente um dos principais fatores que influenciam nos patamares de demanda por unidades residenciais: suas oscilações acabam sendo um verdadeiro termômetro tanto da potencialidade de expansão do mercado, quanto dos segmentos onde existe maior procura. Por sua importância atual, o enorme déficit habitacional existente no País abre todas as portas para o desenvolvimento da incorporação imobiliária, já que é o único mecanismo capaz de satisfazer a grande necessidade da população por novas residências!

Pergunta: De que maneira a incorporação pode atender ao expressivo déficit habitacional existente no país?  

Professor Jamil Rahme: Como ensinamos no CIE - CURSO INCORPORAÇÃO DE EDIFÍCIOS, um dos grandes benefícios da atividade incorporadora para consumidores se encontra em seus formatos de comercialização: por se caracterizar pela venda em planta, a incorporação imobiliária dá amplo acesso à esmagadora maioria da população para a aquisição da casa própria em condições especiais, uma vez que imóveis prontos são vendidos por preços superiores! Além disto, as circunstâncias atuais são particularmente propícias para a expansão do setor inteiramente atrelada a lidar com o déficit habitacional: existe no momento uma situação de enorme fomento do financiamento imobiliário por agentes financeiros para novos empreendimentos, desde a faixa do Casa Verde e Amarela até aqueles de alto padrão!

Pergunta: Quais setores da incorporação residencial serão mais beneficiados no atendimento desta demanda?

Professor Jamil Rahme: O cenário atual do mercado me permite dizer que todas as faixas serão beneficiadas: além de contarem com o Programa Casa Verde e Amarela, as faixas de habitação popular têm ao seu dispor uma das condições mais favoráveis dos últimos anos para o acesso ao crédito imobiliário! Já as de médio e alto padrão têm fomentado a demanda por novas residências principalmente a partir das necessidades surgidas com a pandemia: nesse caso, o desejo de aquisição ou a mudança para unidades residenciais contando com requisitos como a presença de varandas, home offices ou janelas maiores está em alta, influenciando direta e positivamente nas expectativas futuras do mercado para estes segmentos!