A expansão da incorporação: a alta na intenção de adquirir imóveis

31 de Maio 2021 as 11h05 | Por: Prof. Jamil Rahme.

No mercado imobiliário residencial brasileiro na atualidade, poucos indicadores detém tanta importância para incorporadores quanto o do interesse de potenciais compradores de investir em imóveis: não raro, suas oscilações fornecem um panorama particularmente acurado acerca das tendências de momento, que servem para dar maior confiabilidade às suas decisões estratégicas por novos investimentos.

Na mensuração deste indicador, é fundamental ressaltar que circunstâncias de momento também detém uma influência expressiva sobre seu desempenho. Este é o caso específico dos impactos da pandemia sobre o mercado imobiliário: as demandas decorrentes deste cenário andam contribuindo para uma alta significativa no interesse por investimentos em imóveis no país!

Segundo um levantamento recentemente divulgado pela Brain Inteligência Estratégica, 57% dos consumidores entrevistados com renda mensal acima de R$10 mil que não possuem imóveis como investimento detém interesse em investir na compra de unidades!

De acordo com o Professor Jamil Rahme, a alta neste indicador se deve a todo um conjunto de fatores particularmente favoráveis ao reforço na percepção pública da segurança existente em investir em imóveis: para o CIE – CURSO INCORPORAÇÃO DE EDIFÍCIOS, trata-se de um dos mais expressivos sinais da retomada da expansão sustentada do mercado imobiliário residencial no país!

Confira a nossa conversa com o Professor acerca dos principais impactos potenciais da alta do interesse no investimento imóveis no Brasil:

Pergunta: Como o senhor avalia o atual momento do mercado imobiliário residencial no país?

Professor Jamil Rahme: Eu vejo com ótimos olhos! O Brasil precisa do mercado imobiliário como uma pessoa precisa do oxigênio: por ser expressiva fonte geradora de empregos e movimentar diversos ramos atrelados aos insumos para a construção civil, o setor contribui enormemente para o PIB do país! Quando surgiu a pandemia, muitos incorporadores se assustaram e me perguntaram sobre o futuro do mercado imobiliário: respondi singela e serenamente que, em questão de alguns meses, o setor estaria reaquecido nos mesmos patamares de antes da pandemia – e foi isto o que aconteceu! Como a Fênix, ele renasceu das cinzas poucos meses depois da pandemia: hoje, o mercado imobiliário já está novamente em plena ascensão. Obviamente, a pandemia teve seus impactos: até pela redução momentânea das atividades econômicas do país em virtude da quarentena – que também atingiu os trabalhadores das indústrias ligadas à construção civil -, era previsto que a retomada do setor se daria atrelada a uma forte procura por materiais para obras, acarretando em alta dos preços. É o que está ocorrendo agora: entretanto, é questão de algum tempo até que a indústria restabeleça sua produção normal para que os preços se ajustem novamente!

Pergunta: Por que imóveis são um bom investimento na atualidade?

Professor Jamil Rahme: Os imóveis sempre foram investimentos seguros que - a médio e longo prazo - geraram os resultados pretendidos por aqueles que investiram no mercado imobiliário, quer para uso próprio, quer para locação. No cenário atual, diversos fatores foram acrescidos para realçar ainda mais esta característica própria aos imóveis. Em primeiro lugar, mesmo que momentânea, a instabilidade econômica deixada pela pandemia contribuiu diretamente para um comportamento de maior cautela por parte de investidores, o que elevou a segurança em investimentos a um patamar preponderante em suas motivações. Em segundo lugar, a combinação entre taxas de juros e preços baixos atualmente existentes no Brasil tem servido para reforçar a atratividade neste tipo de investimento. Por fim, a rentabilidade também tem influenciado nessa alta: aqui, destaco que a possibilidade de locação do imóvel sempre foi um argumento forte em favor de sua rentabilidade, e esta possibilidade se reforçou ainda mais a partir de novas modalidades de locação temporária de imóveis para fins de turismo, surgidas através da atuação de aplicativos como o Airbnb. A sinergia, portanto, entre este conjunto de fatores transformou os imóveis num dos melhores tipos de investimento no país na atualidade!

Pergunta: Quais as principais tendências que incorporadores devem ficar atentos em incorporação residencial?

Professor Jamil Rahme: O cenário atual é muito similar a uma das principais dinâmicas de funcionamento do mercado imobiliário existente não só no Brasil, como também em outros países: em todos os lugares aonde o mercado funciona fazendo o comprador se adaptar ao que é produzido pela incorporação, o setor fracassou. O inverso é igualmente verdadeiro: como ensinamos no CIE – CURSO INCORPORAÇÃO DE EDIFÍCIOS, a incorporação imobiliária sempre é bem sucedida quando aprende a se adaptar diretamente aos anseios do comprador, atendendo aos seus desejos imediatos. Com as profundas mudanças na cultura dos compradores decorrentes da pandemia, a mesma dinâmica se dará: os projetos que souberem se adaptar a uma demanda centrada em contemplar aspectos como home offices, varandas ou janelas que produzam ventilações cruzadas – para ficar em alguns exemplos – serão aqueles que conseguirão maior saída no mercado atualmente. Por consequência, o incorporador que estiver atento a esta nova cultura é aquele que terá maiores chances de ter sucesso em seus investimentos! Neste panorama, a alta na percepção do imóvel como investimento seguro apenas contribui para reforçar a elaboração de projetos a partir dessa nova cultura: do ponto de vista de quem pretende investir em imóveis, as unidades que contemplem esta tendência serão aquelas que igualmente têm maior potencial de valorização futura, o que as tornará profundamente atraentes no mercado!