A expansão da incorporação: a ampliação dos novos lançamentos em 2021

27 de Setembro 2021 as 11h00 | Por: Prof. Jamil Rahme.

Nas últimas semanas, foram divulgadas diversas notícias acerca do desempenho da incorporação imobiliária no país no primeiro semestre de 2021 que inspiram grande otimismo para as perspectivas do setor nos próximos meses.

Uma das mais importantes diz respeito à expressiva expansão de novos lançamentos imobiliários verificados no primeiro semestre: as prévias de indicadores do setor tem apresentado uma expansão de cerca de 95% do Valor Geral de Vendas (VGV) lançado por incorporadoras no país neste período!

Grande parte deste resultado se deve a um conjunto de circunstâncias que tem beneficiado diretamente o ambiente do mercado: para o Professor Jamil Rahme, a combinação entre novas demandas quanto a unidades surgidas em virtude da pandemia e a presença de condições atrativas quanto ao crédito imobiliário é um dos principais fatores a explicar a atual dinâmica de expansão no país!

Para o CIE – CURSO INCORPORAÇÃO DE EDIFÍCIOS, a conjunção entre o bom desempenho do setor no primeiro semestre de 2021 com a permanência de condições favoráveis para o mercado é o que fundamenta expectativas profundamente otimistas para quem empreende na área!

Confira a nossa conversa com o Professor acerca da atual dinâmica do mercado imobiliário e suas perspectivas para o segundo semestre de 2021:

Pergunta: Como o senhor avalia o desempenho do setor da incorporação no primeiro semestre de 2021?

Professor Jamil Rahme: Considerando o ano totalmente atípico que tivemos em 2020 devido à pandemia, o primeiro semestre de 2021 foi muito bom para a área da incorporação imobiliária: parte significativa da demanda por imóveis que acabou represada ao longo do ano passado tem se concretizado agora – como nos mostra a expansão em novos lançamentos apresentada pelo setor nesse semestre! Na incorporação imobiliária, a expansão em lançamentos costuma refletir ciclos de aumento na demanda - e, de certa forma, a própria pandemia contribuiu para o cenário atual: as circunstâncias atípicas que vivenciamos têm influenciado diretamente no desejo de muitas famílias de buscarem novas moradias melhor adaptadas às suas novas necessidades!


Pergunta: Quais fatores têm contribuído diretamente para este cenário favorável?

Professor Jamil Rahme: De um lado, as circunstâncias trazidas pela pandemia têm influenciado diretamente no surgimento de novas demandas quanto aos imóveis: a procura pelo conforto através unidades que contam com elementos como ambientes adaptados para o home office, varandas espaçosas ou janelas com ventilação cruzada tem sido um dos fatores preponderantes para a dinâmica atual do mercado. Sem dúvida, houve uma radical mudança de cultura na área imobiliária que, consequentemente, tem beneficiado o setor! De outro, temos a permanência de condições particularmente favoráveis quanto às condições de crédito para o financiamento imobiliário: também contribuem diretamente para facilitar o acesso de muitas famílias à casa própria na atualidade!


Pergunta:
Quais as suas expectativas para o setor no segundo semestre de 2021?

Professor Jamil Rahme: Vejo com grande otimismo as perspectivas para a incorporação neste semestre! Inegavelmente, a alta nos preços dos insumos tem sido uma das principais preocupações de incorporadores em curto prazo: ainda assim, penso que se trata de uma situação temporária que se deve aos impactos da pandemia nas cadeias produtivas – a tendência é esta situação ir se ajustando e se estabilizando nos próximos meses. Atualmente, meu otimismo não se deve só à recuperação do setor apresentada pela expansão dos lançamentos neste ano: também se prende sempre no pensamento de que o país precisa da incorporação imobiliária como uma pessoa precisa de oxigênio! Ela é enorme fonte geradora de emprego: faz a economia girar, além de contribuir de forma expressiva para o PIB nacional - daí a minha convicção de que o setor sempre terá amparo e especial atenção, tanto de agentes financeiros, como também do próprio Governo!