A alta na intenção de compra de imóveis e seu reflexo positivo no mercado

19 de Novembro 2021 as 17h00 | Por: Prof. Jamil Rahme.

Ao longo dos últimos meses, o mercado imobiliário brasileiro tem dado mostras cada vez mais concretas de sua vigorosa recuperação após meses de instabilidade decorrentes dos impactos da pandemia.

Neste cenário, um dos principais indicadores que vieram a atestar esta tendência é o da alta na intenção de compras de imóveis no país: somente em setembro de 2021, a intenção de compra girou em torno de 40% - sendo que 10% das famílias entrevistadas afirmaram estar ativamente procurando a compra de um novo imóvel!

Ao se analisar a dinâmica atual do mercado, a presença destes números expressivos não só reflete a existência de uma forte demanda por unidades residenciais no país: traz consigo igualmente mudanças significativas quanto às necessidades das famílias brasileiras inteiramente decorrentes do cenário apresentado pela pandemia!

Para o CIE – CURSO INCORPORAÇÃO DE EDIFÍCIOS, se sobressair no mercado atual exigirá, acima de tudo, flexibilidade em planejamento de novos lançamentos por empreendedores da área: quem souber se adaptar às novas necessidades das famílias brasileiras quanto às unidades será quem terá maior capacidade de atender com excelência às demandas mais fortes do mercado!

Confira a nossa conversa com o Professor acerca das principais oportunidades oriundas do atual momento do mercado imobiliário:

Pergunta: O que explica a atual alta na intenção de compra de imóveis no país?

Professor Jamil Rahme: Há diversos fatores na atualidade que explicam esta atual tendência de alta: a combinação entre a ampliação na oferta de unidades lançadas no mercado, os juros baixos e as facilidades de acesso ao crédito explica em parte este panorama - e há também o fator representado pela pandemia. De um lado, muitas famílias sentiram “na pele” a necessidade imperiosa de um “upgrade” na sua moradia: adquirindo outro apartamento mais adaptado para uma situação de confinamento, contendo itens como, por exemplo, cômodo adaptável para home office, área de lazer ou melhor ventilação. De outro, a pandemia também acabou represando momentaneamente a demanda por imóveis residenciais no país: dessa maneira, parte significativa da demanda acumulada em 2020 está se expressando neste momento!

Pergunta: Como esta tendência de alta impacta no mercado imobiliário do país?

Professor Jamil Rahme: Obviamente, esta combinação entre demanda represada e o surgimento de novas necessidades quanto a moradias por famílias brasileiras tem impactado expressiva e positivamente o mercado! Isso tem se dado, sobretudo, na incorporação imobiliária: a principal preferência em demanda tem sido quanto à compra de imóveis em planta - não só pela facilidade de pagamento, mas, principalmente, pelas facilidades em adaptações do projeto que contemplam diretamente as necessidades de cada família!

Pergunta: Como incorporadores podem melhor aproveitar esta tendência de alta?

Professor Jamil Rahme: Como ensinamos no CIE – CURSO INCORPORAÇÃO DE EDIFÍCIOS, em incorporação imobiliária, a regra é sempre a mesma: em todas as cidades ou países em que o comprador teve que se adaptar ao produto oferecido pelo incorporador houve fracasso! O sucesso, portanto, se materializa adotando o princípio oposto: quanto mais o incorporador se adapta às demandas de quem compra - detectando, por exemplo, a partir de pesquisas de mercado, suas principais necessidades -, mais sucesso ele terá em seu ambiente de negócios! Nesse sentido, o cenário atual é exemplar: o empreendedor que adaptar seus lançamentos às novas necessidades surgidas com a pandemia será aquele que maior rentabilidade terá em seus investimentos, porque estará atendendo – e se beneficiando – da principal tendência na demanda por imóveis residenciais na atualidade!