Incorporação em foco: o aquecimento na demanda e na intenção de compra de imóveis no país

08 de Dezembro 2021 as 11h00 | Por: Prof. Jamil Rahme.

Dentre os indicadores de desempenho do mercado imobiliário, a intenção de aquisição de imóveis por famílias brasileiras é dos mais fundamentais: reflete diretamente as reais dimensões da demanda por imóveis no país. 

Desde o primeiro semestre de 2021, este indicador tem se mantido em elevados patamares: nada menos que cerca de 40% das famílias brasileiras pesquisadas se encontram planejando a aquisição de novos imóveis no país atualmente – formando um cenário repleto de oportunidades para incorporadores nos próximos meses!

De um lado, o desempenho deste indicador em larga medida reflete a materialização de uma demanda largamente represada durante a pandemia. De outro, também se fundamenta em todo um conjunto de circunstâncias profundamente favoráveis para o setor imobiliário no Brasil.

Para tanto, contribuem diretamente tanto as facilidades em obtenção do crédito por compradores, quanto as transformações no Programa Casa Verde e Amarela: a conjunção entre estes fatores indica a manutenção de um momento de forte expansão do mercado imobiliário no país!

Para o setor da incorporação imobiliária, estes dados positivos trazem consigo igualmente um componente adicional de extrema importância: os reflexos da pandemia no que se refere às mudanças significativas nos tipos de unidades residenciais mais procuradas no mercado – facilitando diretamente a comercialização de imóveis na planta atualmente!

Para que incorporadores aproveitem ao máximo este atual cenário do mercado imobiliário brasileiro, a precisão quanto às informações referentes aos dois fatores abaixo é essencial:

  •  Qual o atual panorama de lançamentos de imóveis no país?
  • Qual o perfil das famílias interessadas em comprar imóveis atualmente?

 
Para o CIE – CURSO INCORPORAÇÃO DE EDIFÍCIOS, o principal diferencial de qualidade em um incorporador se encontra na excelência das informações que balizam seus empreendimentos: o panorama atual do mercado imobiliário é o tema de nossa coluna Incorporação em Foco!


A EXPANSÃO NOS LANÇAMENTOS

O atual cenário de elevados patamares quanto à intenção de compra de imóveis no país também tem se refletido diretamente em diversos indicadores pertinentes ao desempenho de momento do mercado da incorporação.

Neste aspecto, outro indicador que aponta a tendência de alta nas atividades da incorporação imobiliária se encontra nos níveis de mão de obra empregada pela construção civil no país: até setembro de 2021, o setor tinha sido responsável pela criação de 261.531 postos formais de trabalho – o que representa cerca de 10% dos empregos criados no país ao longo de todo o ano!

Para o setor da incorporação, este incremento dos níveis de mão-de-obra empregada em canteiros por todo o país representa, acima de tudo, a elevação da confiança do empresariado na capacidade de rápida absorção de novos lançamentos pelo mercado imobiliário.

É precisamente esta percepção de um mercado com forte tendência de alta na demanda que é registrado por indicadores das atividades diretas do setor: de acordo com o levantamento dos Indicadores Imobiliários Nacionais sobre o 2º trimestre de 2021 divulgado pelo CBIC, os lançamentos de novos imóveis no país neste período cresceram 115% perante o mesmo período registrado em 2020!

Este crescimento igualmente se encontra acompanhado por uma forte alta no total acumulado de vendas: no comparativo entre os segundos trimestres de 2020 e 2021, foi registrada uma alta de cerca de 60% no total de imóveis comercializados no mercado!

Nesta mesma série histórica comparativa, o desempenho dos lançamentos voltados para famílias de baixa renda atendidas pelo Programa Casa Verde e Amarela igualmente foi expressivo: no período analisado, os lançamentos cresceram 80%, enquanto que, em vendas, houve um aumento global de 40%!

De um lado, estes resultados demonstram que os principais impactos da pandemia sobre o desempenho da incorporação imobiliária no país têm sido rapidamente superados ao longo do ano de 2021. De outro, que esta superação se encontra acompanhada por uma perspectiva de forte crescimento sustentado do setor por para os próximos meses!


O PERFIL DOS INTERESSADOS EM ADQUIRIR IMÓVEIS

Para aproveitar ao máximo os altos patamares de intenção de compra de imóveis no planejamento de novos lançamentos, é indispensável o conhecimento aprofundado tanto sobre os perfis familiares com maior potencial de aquisição, quanto sobre as dinâmicas atuais de vendas do mercado imobiliário no país.

É a segurança embasada por este conhecimento o que permite se beneficiar ao máximo da significativa ampliação do poder de compra médio de imóveis das famílias brasileiras verificado nos últimos anos: este indicador saltou de 58m² em 2018 para 66m² em 2021!

No que tange às famílias atualmente inseridas em processos de procura por imóveis, a boa notícia para empreendedores diz respeito à sua grande amplitude entre distintos perfis de renda.

Segundo o levantamento Incorpora 2021 divulgado pelo Fórum Brasileiro da ABRAINC, há relativa homogeneidade na busca de novos imóveis no momento no país quanto ao perfil de renda: 44% das famílias de baixa renda pesquisadas se encontram em distintas fases dos processos de procura por unidades, enquanto que, entre as de alta renda, 36% andam pesquisando por novas moradias!

Quanto à fase ativa de procura – pela internet, visitando imóveis ou estandes de vendas -, as proporções de acordo com o perfil de renda também são animadoras para o setor da incorporação: 11% das famílias de baixa renda se encontram em alguma destas fases, proporção que salta para 17% entre famílias de alta renda.

Globalmente, os resultados destes indicadores de perfil de renda apontam para a existência de uma demanda elevada por novos imóveis no país. Sua presença igualmente permite a percepção de que esta homogeneidade implica em oportunidades a serem exploradas para todos os tipos de empreendimentos residenciais demandados pelo mercado!

Outro dado profundamente favorável para a atividade incorporadora surgido neste mesmo levantamento diz respeito ao tempo médio de concretização da intenção de compra de imóveis: 41% das aquisições realizadas no país se efetuaram em 12 meses, sendo que 10% se deram em até 6 meses!

De um lado, o elevado patamar de intervalos curtos entre a procura e a aquisição de imóveis aponta para a presença de um cenário de elevada potencialidade de concretização das vendas envolvendo novos lançamentos. De outro, também indica um mercado com altíssima capacidade de absorver com extrema rapidez novos empreendimentos!

Diante deste cenário profundamente favorável à incorporação, é a alta qualidade no planejamento de imóveis residenciais para os mais diversos perfis familiares o que garantirá máximo sucesso para empreendedores: para o CIE – CURSO INCORPORAÇÃO DE EDIFÍCIOS, o incorporador que melhor se adequar às demandas do mercado é também aquele que mais se sobressairá neste momento!