A valorização patrimonial do imóvel incentiva as vendas de novas unidades

14 de Janeiro 2022 as 11h00 | Por: Prof. Jamil Rahme.

O potencial de valorização patrimonial de imóveis sempre foi um dos principais fatores que influenciam diretamente sobre o nível de atividades do mercado imobiliário no Brasil.

Suas variações fornecem indicadores poderosos para a leitura da real dinâmica de momento de funcionamento do mercado: cenários de maior valorização de imóveis costumam apontar não só para uma demanda aquecida, como também formam um argumento irresistível para concretizar a intenção de compra de quem está interessado em adquirir novas unidades!

Este cenário profundamente benéfico para incorporadores é precisamente o que tem ocorrido no país nos últimos anos: de acordo com o indicador IGMI-R (Índice Geral de Preços do Mercado Imobiliário), somente entre outubro de 2020 e outubro de 2021, os preços de imóveis no país tiveram uma elevação média de 12,5%!

Para o CIE – CURSO INCORPORAÇÃO DE EDIFÍCIOS, imóvel valorizado é sempre sinônimo de forte potencial de ampliação nas vendas de novos lançamentos: o incorporador que souber planejar com máxima precisão a comercialização de seus novos lançamentos é também aquele que maior segurança terá sobre o retorno de seus investimentos no mercado atual!

Confira a nossa conversa com o Professor Jamil Rahme acerca da importância - e das oportunidades surgidas - para empreendedores com o aumento na valorização patrimonial de imóveis:

Pergunta: Qual a importância da valorização dos imóveis para a dinâmica da atividade incorporadora?

Professor Jamil Rahme: Imóveis valorizados são sempre um forte incentivo para a atividade incorporadora no país. Fundamentalmente, pelo que costuma estar relacionado com estes momentos de valorização: os aumentos nos preços geralmente tem como base a existência de um forte ciclo de expansão na demanda imobiliária! Este fator é um atrativo direto para a atividade incorporadora como um todo: incentiva tanto investimentos na área quanto o lançamento de novos empreendimentos, assim como cria clima absolutamente favorável para a inserção de novos incorporadores no mercado!

Pergunta: De que maneira a tendência de valorização dos imóveis impacta o mercado imobiliário no país?

Professor Jamil Rahme: Seus impactos costumam ser profundamente benéficos para quem empreende na área – dentre outros fatores, por potencializar ao máximo no cotidiano do mercado um traço cultural crucial da relação que o brasileiro tem com imóveis. A cultura do brasileiro sempre valorizou O IMÓVEL! Seu pai, seu avô, certamente já martelou na sua cabeça: “você tem que ter a casa própria, você tem que pensar na velhice, tem que fazer patrimônio!” Esta é uma cultura bem característica nossa - há países de primeiro mundo que repudiam a casa própria! E a existência de um cenário de valorização real no mercado deste tipo de investimento fortalece ainda mais este argumento: traz segurança para o potencial comprador de que o dinheiro que investirá em imóveis será muito bem recompensado futuramente!

Pergunta: Como o potencial de valorização do imóvel pode ser aproveitado nas vendas de novos lançamentos?

Professor Jamil Rahme: O potencial de valorização de um imóvel sempre foi um argumento poderoso para fomentar as vendas de novos empreendimentos: motiva diretamente quem se interessa em adquirir novas unidades a concretizar sua intenção de compra - principalmente quando o comprador pensa em seus ganhos futuros! Num mercado profundamente influenciado pelas demandas surgidas com a pandemia – home office, maior ventilação, áreas privativas de lazer, etc. – como o que temos atualmente, a valorização real dos imóveis serve para reforçar ainda mais a atratividade de investir em novas unidades: une a busca por maior conforto por parte do adquirente com a certeza de que seu investimento terá grande retorno!