Incorporação em foco: a valorização patrimonial para atrair investidores em imóveis

28 de Janeiro 2022 as 11h15 | Por: Prof. Jamil Rahme.

A força dos argumentos de vendas é um dos pilares essenciais para o sucesso do lançamento de um empreendimento imobiliário: é o que permite o direcionamento preciso de seu planejamento comercial para atrair os perfis que detém maior interesse nos tipos de unidades projetadas pelo incorporador.

Dentre os diversos argumentos que atuam em favor da comercialização de unidades de um empreendimento, seu potencial de valorização futura é um dos mais fundamentais: permite conciliar diretamente a busca por maior conforto através de um novo imóvel com a perspectiva de rentabilizar no longo prazo seu investimento!

Para quem empreende em incorporação imobiliária planejando seus lançamentos contando com este argumento, a excelente notícia é oriunda da evolução dos preços nos últimos anos no país: de acordo com estudos recentemente divulgados pela Abrainc, entre 2010 e 2019, o investimento em imóveis registrou um rendimento médio de cerca de 15% ao ano, tanto em valorização quanto em receita de locação de unidades!

Muito deste cenário de expressiva valorização patrimonial se deve, de um lado, à percepção de que o imóvel é um tipo de investimento fundado em sua segurança e rentabilidade – principalmente em momentos de oscilação econômica. De outro, na atualidade, pelos efeitos de uma demanda aquecida em virtude da combinação entre o déficit habitacional existente no país e as novas demandas surgidas com a pandemia.

Em seu conjunto, a atuação destes fatores tem servido para fortalecer diretamente a valorização patrimonial como um dos principais argumentos para as vendas de novos lançamentos no mercado atualmente: esta tendência de delongada alta nos preços no longo prazo possibilita oportunidades para quem empreende nos mais diversos segmentos imobiliários no país!

Para aproveitar ao máximo a força deste argumento na rotina da incorporação na atualidade, a precisão quanto a dois fatores será imprescindível para empreendedores: 

  • Quais os objetivos mais valorizados por quem deseja investir em imóveis atualmente?
  • Qual o perfil de unidades mais desejado atualmente por investidores?

 
Para o CIE – CURSO INCORPORAÇÃO DE EDIFÍCIOS, a alta qualidade na informação é sempre a base indispensável para que incorporadores fomentem os melhores negócios: os caminhos para atrair investidores em imóveis através da valorização patrimonial são o tema da nossa coluna Incorporação em Foco!


OS OBJETIVOS DE QUEM INVESTE EM IMÓVEIS

Mais do que nunca, o conhecimento acurado dos objetivos de quem se interessa por investir em imóveis no país atualmente é crucial para reforçar a atratividade comercial de um novo empreendimento em seu planejamento.

Para tanto, os dados da pesquisa conduzida pela Brain Inteligência Estratégica em 2021 sobre o perfil atual dos investidores imobiliários no país é fundamental. Segundo esta pesquisa, nada menos que 57% das famílias entrevistadas afirmaram ter interesse em investir futuramente na compra de imóveis, enquanto que 13% dos entrevistados são compostos por famílias que já possuem imóveis obtidos como investimento!

Nestes dois segmentos de interessados neste tipo de investimento, a atual tendência de valorização patrimonial de imóveis existente no país serve como uma ponte direta para a concretização de sua intenção de compra.

De um lado, para quem já possui investimentos imobiliários, a tendência de valorização sustentada desta aplicação no longo prazo já é uma realidade concreta perante seus rendimentos: a este tipo de comprador, um lançamento imobiliário eficiente é aquele que conte com elementos que maiores garantias trarão para a expansão de sua renda ao investir na compra de uma unidade.

Já para quem ainda não possui investimentos em imóveis, o potencial de retorno financeiro futuro via locação se associa diretamente com a rentabilidade e a segurança envolvida em investir em unidades autônomas: cerca de 54% dos entrevistados nesta pesquisa afirmaram serem os aluguéis a principal forma com a qual pretendem rentabilizar seu investimento.

Para estes últimos, o atual cenário de valorização sustentada de imóveis no país nos últimos anos pode ampliar ainda mais sua atratividade para concretizar seu interesse: permite associar a obtenção de renda via locação com um alto grau de segurança de lucrar envolvido também em sua revenda futura!

Para quem atua na incorporação imobiliária, a utilização destes prismas como componente tanto de seus planos comerciais, quanto da atuação dos corretores de imóveis será crucial para atrair este tipo de comprador: aqui, entender os tipos de unidade que desejam será fundamental para tornar um novo empreendimento irresistível para este tipo de investidor!


AS UNIDADES MAIS PROCURADAS POR INVESTIDORES

Entre os perfis de interessados em investimentos imobiliários, a opção por imóveis residenciais é a que detém a maior força de atração para este tipo de comprador: 57% dos entrevistados na pesquisa da Brain afirmaram serem as unidades residenciais sua prioridade, enquanto que o segmento comercial é prioritário para 18% das famílias pesquisadas – 24% afirmaram ter interesse em investir em ambos os tipos.

Dentre as unidades residenciais mais desejadas, os imóveis compactos são os que detêm a maior preferência: 33% dos potenciais investidores se interessam por adquirir imóveis residenciais de dois dormitórios, seguidos por 22% dos entrevistados que afirmaram ter interesse maior por unidades com um dormitório.

Para este perfil, a valorização patrimonial via imóveis se combina diretamente com as facilidades envolvidas em sua obtenção. Aqui, a combinação entre preços acessíveis, alta quantidade de crédito para financiamento imobiliário para este tipo de imóvel, e – principalmente – sua alta capacidade de retorno via locação atuam diretamente em favor deste perfil de investimento!

Ainda que com menor representação proporcional, outros tipos de imóvel residencial continuam a ser atraentes para investidores em imóveis no país atualmente: 20% dos entrevistados afirmaram que as unidades de maiores dimensões ou de luxo são seu foco preferencial de investimento.

Na atualidade, grande parte do interesse por este tipo de unidade se deve ao seu potencial de valorização futura decorrente das necessidades surgidas com a pandemia: a procura por imóveis que contemplem cômodos adaptados para o home office ou o lazer familiar tem permitido manter a demanda por segmento em patamares particularmente elevados – o que os torna excelente opção para investimento visando posterior revenda!

Tendo em vista o conjunto preferencial de imóveis e argumentos que atraem este tipo de comprador, o que caracterizará o mercado imobiliários nos próximos meses é a diversidade de opções para incorporadores planejarem novos empreendimentos: todos os segmentos residenciais contam com atrativos únicos para quem desejar focar seus negócios para investidores!

Diante deste cenário, para o CIE – CURSO INCORPORAÇÃO DE EDIFÍCIOS, a combinação entre especialização em tipos específicos de segmentos residenciais e a utilização acurada da valorização patrimonial como argumento de venda será a principal garantia para a segurança no planejamento de novos empreendimentos para quem atua na área!