As projeções para a incorporação imobiliária em 2022

11 de Fevereiro 2022 as 11h45 | Por: Prof. Jamil Rahme.

O bom desempenho apresentado pelo mercado imobiliário no país ao longo de 2021 tem dado sinais cada vez mais claros de que a tendência de alta na comercialização de unidades deve prosseguir ao longo do ano de 2022.

Mesmo diante das incertezas apresentadas pela conjuntura econômica do país nos últimos meses, o mercado imobiliário deu grande mostra de seu potencial em 2021: de acordo com a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), houve um aumento médio de cerca de 46% na venda de imóveis no Brasil somente no primeiro semestre do ano passado!

Trata-se, portanto, de um momento extremamente propício para que incorporadores aproveitem as oportunidades presentes no mercado: seja para fins de investimento, seja para fins de aquisição de uma nova moradia, a demanda por imóveis seguirá tendo expressiva força no país ao longo de 2022.

Para o Professor Jamil Rahme, é igualmente um momento ideal para que incorporadores planejem minuciosamente novos lançamentos a serem apresentados nos próximos meses: o empreendedor que melhor utilizar as informações sobre as tendências atuais de mercado será igualmente aquele que melhor aproveitará suas oportunidades no futuro!

Confira abaixo a nossa conversa com o Professor sobre o atual cenário do mercado e os melhores caminhos para que empreendedores façam o melhor aproveitamento de suas perspectivas:

Pergunta: Como o senhor enxerga o mercado imobiliário neste momento no país?

Professor Jamil Rahme: Vejo o mercado imobiliário altamente promissor, uma vez que todas as pesquisas e estudos indicam um aquecimento forte em vendas e em valorização de imóveis. Este aquecimento é indicativo de que o mercado imobiliário até o momento tanto tem sido e continuará a ser pouco afetado pelas incertezas da conjuntura econômica do país, quanto que a demanda por imóveis segue em alta no país: o incorporador que se preparar desde já certamente colherá os frutos mais adiante!


Pergunta:
Quais as perspectivas para o setor da incorporação como um todo em 2022?

Professor Jamil Rahme: Penso que este ano de 2022 é um ano preparatório para o substancial crescimento previsto na incorporação imobiliária para o próximo ano: trata-se, portanto de uma fase de transição! Em fases de transição como esta, a preparação estratégica antecipada quanto a novos lançamentos é essencial: considerando que um empreendimento leva um tempo significativo de preparação inicial, este é o momento ideal para a localização de terrenos com grande potencial, assim como para a realização de pesquisas acuradas de mercado e dos devidos estudos preparatórios para a sua materialização!

Pergunta: Quais setores da incorporação imobiliária serão os mais atrativos em 2022?

Professor Jamil Rahme: Certamente a área residencial será a mais beneficiada: não só nos empreendimentos de alto padrão - pouco afetados pela crise -, mas também nos empreendimentos de padrão médio, principalmente para atender a todos que desejam fazer um “upgrade” em virtude das novas necessidades em moradia surgidas com a pandemia! Outro fator que pode contribuir para fomentar enormemente as vendas é a percepção do imóvel residencial como investimento: aqui, a combinação entre segurança ao investir e o potencial de rentabilizar através da locação ou da valorização patrimonial pode ser irresistível para compradores que detém este perfil investidor!