Incorporação em foco: inovações e tendências do mercado imobiliário para 2022

25 de Fevereiro 2022 as 12h00 | Por: Prof. Jamil Rahme.

Na incorporação imobiliária, uma das principais garantias para um ambiente próspero de negócios se encontra na capacidade de acompanhar as novas tendências de mercado quanto à gestão e elaboração de projetos: diante de um cenário repleto de oportunidades a serem exploradas, a precisão em se adaptar aos novos ventos do mercado será diferencial indispensável para quem almeja se sobressair em 2022. 

 

No atual momento do mercado imobiliário no país, grande parte da importância dada ao planejamento por parte de incorporadores durante o ano de 2022 se deve aos expressivos resultados obtidos pelo setor ao longo de 2021: de acordo com o indicador ABRAINC-Fipe, houve uma alta de 24% no total de lançamentos imobiliários somente no ano passado! 

 

Mais do que demonstrar uma vigorosa retomada no dinamismo de atividades do mercado imobiliário após os impactos iniciais da pandemia, a presença destes resultados é um dos principais alicerces para a manutenção do otimismo de quem empreende no setor em 2022: é o que explica o alto patamar de confiança de incorporadores neste ano, tanto para novos lançamentos quanto para a aquisição de novos terrenos! 

 

Muito deste otimismo se deve igualmente à permanência de uma demanda aquecida no país: mesmo diante de uma conjuntura de incertezas econômicas como a dos últimos anos, o surgimento de novas tendências em habitação decorrentes da pandemia tem garantido não só um alto desempenho do mercado imobiliário, como criado condições ideais para inovar em projetos e gestão comercial em 2022! 

 

Para quem almeja aperfeiçoar sua capacidade de atuar no mercado imobiliário no país ao longo de 2022, dois fatores serão cruciais para seus planejamentos:  

 

  • Como as novas demandas habitacionais se relacionam com o planejamento de condomínios residenciais? 

  • Como inovar na gestão dos processos comerciais no mercado imobiliário? 

 

Para o CIE – CURSO INCORPORAÇÃO DE EDIFÍCIOS, a combinação entre visão holística das oportunidades que se apresentam no mercado com a capacidade de adaptar modelos de negócios a uma realidade em que tecnologia e sustentabilidade serão indispensáveis para quem empreende na área: os caminhos para este aprimoramento são o tema da nossa coluna Incorporação em Foco! 

 

AS TRANSFORMAÇÕES NO PLANEJAMENTO DE CONDOMÍNIOS RESIDENCIAIS 

 

Uma das principais características das transformações oriundas das novas demandas em habitação é a de que elas não impactam somente os projetos de unidades autônomas oferecidas no mercado: envolve igualmente redesenhar o próprio conceito de condomínio residencial, orientando projetos a partir de uma ótica inteiramente interligada a estas mudanças! 

 

Trata-se, portanto, de atender a estas demandas a partir do que elas representam quanto ao aparecimento de novas rotinas habitacionais. Ou seja, de que o maior tempo despendido em casa - em virtude de regimes de trabalho híbridos ou de home office – está sendo acompanhada de uma demanda por maior diversidade em serviços e facilidades a serem atendidas em um condomínio. 

 

Aqui, a ampliação de modalidades de serviços compartilhados em condomínios é uma tendência que tem ganhado cada vez maior projeção dentro do mercado imobiliário brasileiro: espaços comuns ou multiuso - como salas de co-working ou lojas de conveniência - têm se destacado na demanda residencial, precisamente em virtude de facilitarem ao máximo a adaptação às novas rotinas de trabalho! 

 

Neste tema, também é importante destacar que a inclusão de novas facilidades em nada deixa de lado a crescente preferência por condomínios que utilizam tecnologias inovadoras e sustentáveis: trata-se, portanto, de tanto de aprofundar a adoção de tecnologias de segurança ou de sustentabilidade ambiental, quanto de incluir em projetos condominiais as novas tendências que tem despontado no mercado. 

 

Aqui, um dos muitos aspectos que representa o aprofundamento desta tendência se relaciona com a progressiva adoção de carros elétricos, que irá ocorrer no país nos próximos anos: projetos que acompanhem esta tendência, ao incluir estruturas condominiais para a recarga de veículos, certamente sairão na frente em médio e longo prazo no mercado! 

 

AS INOVAÇÕES EM GESTÃO DE INCORPORADORAS 

 

Empreender em incorporação imobiliária na atualidade envolve cada vez mais uma compreensão holística aprofundada da gestão comercial de novos lançamentos 

 

Do projeto das unidades e condomínios às etapas comerciais de aquisição de um imóvel, o que marca as novas tendências em gestão se encontra em sua capacidade de integralizar todos estes processos como símbolos de eficiência, qualidade e comprometimento ambiental de uma incorporadora. 

 

Trata-se, portanto, de encarar esta nova realidade em 2022 a partir da ideia de que o tanto o tipo de produto que uma incorporadora oferece ao mercado, quanto os processos envolvidos em sua aquisição cada vez mais representam a imagem e a reputação que ela oferece ao público – e que, em ambas, as tecnologias utilizadas e a adoção de novos modelos de negócios podem ser aliadas inestimáveis! 

 

No que se refere à gestação de novos empreendimentos, a grande inovação da atualidade dialoga diretamente com a crescente preocupação do mercado por sustentabilidade ambiental: trata-se da adoção do ESG (Environmental, Social and Governance) como paradigma que orienta a construção de novos empreendimentos imobiliários. 

 

De um lado, as incorporadoras que captam recursos em fundos imobiliários se beneficiarão enormemente desta transição - o comprometimento com tecnologias renováveis é cada vez mais um critério para o acesso a estes recursos. De outro, sua adoção não só atende a uma demanda crescente por sustentabilidade, como também fortalece diretamente a imagem pública destas empresas! 

 

Quanto aos processos de comercialização de imóveis, a adoção de tecnologias que facilitem todas as suas etapas será um ativo cada vez mais valioso para incorporadores: aqui, a integração entre a divulgação dos imóveis para o mercado, a gestão de relacionamento com potenciais clientes, e a realização de trâmites burocráticos será um diferencial inestimável. 

 

Em divulgação de imóveis, a primeira constatação é que a adoção de recursos de tour virtual para comercializar novos empreendimentos veio para ficar. Fortemente impulsionada pelas circunstâncias criadas pela pandemia, sua permanência se deve fundamentalmente aos seus benefícios para empreendedores e potenciais clientes. 

 

Para incorporadores, seus principais benefícios se encontram na economia de gastos com pessoal e em estandes de vendas. Já para os compradores, a comodidade representada por esta tecnologia não só para a pesquisa de imóveis, mas também para a sua personalização - através de recursos gráficos de decoração -, se encontram entre os principais motivos que tem facilitado sua adoção! 

 

Já em gestão de relacionamentos, um recurso virtual que pode representar grande diferencial para incorporadores se encontra na adoção dos softwares CRM (Customer Relationship Management): suas facilidades tanto em integração de dados de clientes, quanto em aperfeiçoar o uso estratégico de ambientes virtuais, tem permitido cada vez mais a ampliação do alcance de captação de novos negócios imobiliários! 

 

Por fim, outra inovação que tem adquirido cada vez mais aceitação do mercado diz respeito à adoção das assinaturas digitais: além de reduzir enormemente o tempo de duração de trâmites burocráticos, outra grande vantagem desta tecnologia se encontra em fortalecer o e-commerce como um dos principais canais de vendas de novas unidades por incorporadoras! 

 

Para o CIE – CURSO INCORPORAÇÃO DE EDIFÍCIOS, adotar estas novas tecnologias e modelos de gestão representa mais do que a ampliar a prosperidade de quem empreende em incorporação: representam também um compromisso do setor em contribuir diretamente para a criação de um ambiente em que a sustentabilidade ambiental seja um farol a iluminar os caminhos para o futuro!