A importância da pesquisa de mercado para o sucesso comercial na incorporação imobiliária

06 de Maio 2022 as 11h00 | Por: Prof. Jamil Rahme.

Em um mercado altamente competitivo como o da incorporação imobiliária no Brasil, empreender direcionado por informações estratégicas é um diferencial crucial para determinar o real potencial de retorno financeiro que um empreendimento trará ao ser construído.

Neste cenário, a articulação precisa de fatores envolvidos na avaliação de um terreno é o que permite a um incorporador ter segurança ao empreender: cada vez mais, informações sobre as preferências de adquirentes no país quanto a imóveis, como as fornecidas pela pesquisa ABRAINC-Brain Inteligência Estratégica sobre sua jornada de compras, se tornaram fundamentais para planejar novos lançamentos no mercado!

São precisamente estes fatores que são inteiramente contemplados na realização de uma pesquisa prévia de mercado para um novo empreendimento imobiliário: avaliar um terreno quanto aos seus custos de aquisição e de construção é atualmente tão importante quanto a sua localização para estimar seu efetivo retorno financeiro!

Para o Professor Jamil Rahme, a realização de uma pesquisa de mercado é elemento imprescindível para ampliar a qualidade de um estudo de viabilidade econômica e financeira de um empreendimento: é tanto o que efetivamente permite estimar com precisão seu potencial de retorno financeiro, quanto possibilita ao incorporador a melhor tomada de decisão para a prosperidade de seu modelo seus negócios!

Confira abaixo a nossa conversa com o Professor acerca da importância de uma pesquisa prévia de mercado não só na rotina de um incorporador, como também para ampliar a segurança e a rentabilidade de seus negócios:

Pergunta: Como a localização impacta no desempenho comercial de um empreendimento imobiliário?

Professor Jamil Rahme: A localização é fundamental para a boa receptividade de um empreendimento imobiliário pelo mercado. Há um ditado popular que diz que 3 são os principais aspectos para um empreendimento bem-sucedido: ponto, ponto e ponto! Obviamente, isso não inviabiliza localizações menos atrativas: primeiramente, porque pode ocorrer de, eventualmente, um terreno estar extremamente bem localizado em um bairro, mas contar com elementos em seu relevo ou topografia que acabam por encarecer diretamente os custos de qualquer construção sobre sua superfície! Em segundo lugar, porque a aparente desvantagem de um terreno quanto à sua localização pode ser inteiramente compensada a partir da elaboração de um projeto de edificação totalmente atrativo para determinados perfis de adquirentes, ao levar em consideração fatores como custos reduzidos em sua obtenção ou em suas obras: é por isso que é sempre necessário um estudo de viabilidade econômica e financeira detalhado de um empreendimento para a conclusão final do incorporador!

Pergunta: O que é indispensável para um incorporador saber ao avaliar um terreno?

Professor Jamil Rahme: Fundamentalmente, como mencionei, é necessário o conhecimento do potencial construtivo do terreno: isso significa saber avaliar tanto o seu valor de mercado, quanto estimar os custos envolvidos em sua construção – aqui, principalmente a partir da presença ou não de características específicas que podem influenciar diretamente em sentido de encarecer demasiadamente o orçamento das obras. É o conhecimento deste fator que permite ao incorporador compreender quais os tipos de empreendimento que serão mais adequados para possibilitar máximo retorno financeiro ao construir neste terreno, dado que possibilita maior exatidão ao cálculo do custo de construção de suas unidades autônomas - e do potencial de absorção de seus preços pelo mercado!

Pergunta: Como uma pesquisa prévia de mercado pode influenciar no sucesso de um empreendimento?

Professor Jamil Rahme: A elaboração de uma cuidadosa pesquisa de mercado é imprescindível para um eficiente estudo de viabilidade econômica e financeira de um empreendimento imobiliário. É a partir dela que se torna possível avaliar o real potencial de mercado de um terreno, não só quanto aos seus custos, mas também quanto aos tipos de empreendimento que têm tido maior aceitação na localização onde será construído. Ou seja, trata-se de considerar que tanto o terreno, como a área construída em seus entornos – outros empreendimentos, equipamentos urbanos públicos, zonas comerciais, etc. – são não só elementos indispensáveis que devem estar presentes em seu planejamento, como que também são igualmente melhor compreendidos a partir da realização de uma pesquisa prévia de mercado! Tudo isso amplia diretamente a qualidade do estudo que precisa ser realizado acerca de sua viabilidade econômica e financeira: é esta pesquisa, portanto, que apontará com máxima precisão o resultado financeiro potencial desta incorporação!