Incorporação em foco: as novas tecnologias de e-commerce para aprimorar as jornadas de compra de imóveis

22 de Março 2024 as 15h00 | Por: Prof. Jamil Rahme.

Um dos principais efeitos da pandemia sobre o mercado imobiliário brasileiro foi a acelerada expansão do uso de novas tecnologias no planejamento e na comercialização de novos empreendimentos neste período: atualmente, esta tendência não só continua presente, como tem ampliado ainda mais o arsenal de recursos à disposição do incorporador.

De um lado, esta tendência têm se interligado cada vez mais com a facilitação dos processos de comercialização de imóveis no país: a aplicação de diversas destas tecnologias tem não só reforçado a atratividade de novos empreendimentos, como também contribuído para acelerar diretamente o tempo de venda de suas unidades!

De outro, o conhecimento aprofundado de como estas tecnologias têm sido utilizadas por potencias compradores de imóveis é estratégico para quem atua no mercado: compreender não somente os perfis potenciais, como igualmente suas experiências de compras tem sido um diferencial fundamental na adoção destas tecnologias!

Mais do que uma realidade consolidada, portanto, a utilização de ferramentas digitais na divulgação de novos empreendimentos tem se tornado vital para quem pretende se sobressair no mercado: adotá-las tem sido tanto uma forma de redução de custos de incorporação, quanto de direcionar o lançamento de novos empreendimentos para atrair diretamente perfis com maior potencial de compra de suas unidades!

Nesse sentido, torna-se cada vez mais crucial para incorporadores o planejamento detalhado sobre a aplicação e a utilização destas tecnologias como poderosos argumentos de vendas: aqui, a melhor aplicação destes recursos se transforma em uma forma de reforçar ainda mais o potencial de rentabilidade de seus negócios no mercado!

Para o melhor planejamento da aplicação destas tecnologias em novos empreendimentos, é preciso dispor das melhores respostas para as perguntas abaixo:

  • Como as tecnologias digitais têm se relacionado com as experiências de jornada de compras de imóveis no país?
  • Como fomentar as vendas de empreendimentos através do uso destas tecnologias?

 Para o CIE – CURSO INCORPORAÇÃO DE EDIFÍCIOS, adotar novas tecnologias é um compromisso do incorporador que busca ofertar as melhores soluções para as demandas de seus compradores: as formas de utilização destas tecnologias para a comercialização de novos empreendimentos são os temas de nossa coluna Incorporação em Foco!

O E-COMMERCE DE IMÓVEIS E AS JORNADAS HÍBRIDAS DE COMPRA

Largamente disseminadas em virtude das circunstâncias específicas da pandemia, as ferramentas digitais de e-commerce conheceram um grande desenvolvimento no mercado imobiliário brasileiro nos últimos anos: suas facilidades e suas potencialidades as tornam cada vez mais um instrumento crucial para o planejamento de vendas de novos empreendimentos.

Na atualidade, esta tendência de digitalização de partes dos processos de comércio de imóveis se relaciona diretamente com as próprias preferências dos consumidores brasileiros: segundo uma pesquisa da Forrester Consulting divulgada em 202259% dos entrevistados afirmaram pesquisar por produtos online e realizar compras físicas, enquanto que 54% fazem a via oposta do físico para o online!

Vistos em seu conjunto, os dados trazidos por esta pesquisa apontam para uma tendência por experiências híbridas na jornada de compras de consumidores brasileiros: trata-se de uma clara indicação de que os recursos digitais utilizados por incorporadoras– sites, realidade aumentada para customização de imóveis, etc. – devem se adequar cada vez mais a estas experiências híbridas em sua utilização!

Diante desta realidade, é possível afirmar que não só os estandes físicos de vendas continuam a serem componentes importantes na etapa comercial de uma incorporação imobiliária, como também que seus recursos de e-commerce devem se adequar a uma realidade “on-demand” – ou seja, a de que a qualquer momento da navegação online, um comprador possa contatar diretamente um corretor de imóveis!

Outro ponto que merece atenção quanto ao direcionamento das ferramentas de e-commerce para jornadas híbridas de compras de imóveis se relaciona às distintas preferências de experiência entre perfis de compradores.

Aqui, é preciso levar em consideração que perfis com faixa etária de até 35 anos – que normalmente estão à procura da aquisição de seu primeiro imóvel – detém maior propensão à efetivação de compras online, enquanto que aqueles de faixa etária superior – que se enquadram em perfis que buscam a aquisição de imóveis como investimento – tendem a preferir formatos de contato presencial para a finalização de sua compra!

A SEGMENTAÇÃO DE PERFIS NO USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS

Outro tipo de recurso indispensável no uso de ferramentas digitais por incorporadores se relaciona com a sua adequação para com os distintos interesses de potenciais compradores de imóveis que se encontram ativamente pesquisando por opções de compra no mercado.

Neste tema, o critério mais fundamental tem sido o do uso dos recursos virtuais para fins de segmentação de potenciais compradores de acordo com seus perfis: aqui, a distinção primordial entre perfis que almejam a aquisição de um imóvel para fins de uso e perfis que estão à procura de imóveis como investimento é fundamental para a presença virtual de incorporadoras.

Quanto a perfis que procuram imóveis para fins de uso direto, a utilização de recursos de realidade aumentada é indispensável: elas permitem não somente a simulação de um tour pelas unidades à venda, quanto a sua customização por quem se interessa por um empreendimento em específico – itens que potencializam diretamente a sua atratividade para este tipo de perfil!

Já quanto ao segundo, o crucial se encontra em sua adequação à busca de informações que atendam especificamente a perfis investidores de compradores: elementos como a localização, o tamanho e o valor de imóveis são critérios fundamentais para a tomada de decisão de perfis investidores e devem ganhar destaque na divulgação virtual de novos empreendimentos!

Dessa maneira, seja em meio físico ou digital, o fundamental no uso destas tecnologias envolve a sua adequação não somente aos critérios preferenciais de distintos perfis interessados, mas na compreensão aprofundada de como elas tem sido utilizadas por compradores: deter esta compreensão estratégica é ampliar as garantias de rentabilidade de suas operações no mercado!

Para o CIE – CURSO INCORPORAÇÃO DE EDIFÍCIOS, a adoção destas tecnologias é mais do que um compromisso assumido por incorporadores para facilitar o acesso ao mercado imobiliário para potenciais compradores: é também a melhor via para garantir a prosperidade do mercado imobiliário brasileiro nos próximos anos!