Incorporação em foco: o fomento às vendas através da personalização de unidades

18 de Julho 2024 as 10h00 | Por: Prof. Jamil Rahme.


Em um mercado de alta competitividade como imobiliário no Brasil, a inovação sempre foi um diferencial fundamental para a geração de novas oportunidades para incorporadores: aqui, diversificar as possibilidades de atendimento à demanda nos segmentos de incorporação em que atuam se transformou em um elemento fundamental para o sucesso de seus negócios.

Nesse sentido, o cenário de atuação para incorporadores no país nos últimos anos em muito favoreceu a introdução de inovações em diversas etapas de um processo de incorporação: seja na disseminação do uso de meios digitais para a divulgação e a comercialização de unidades, seja na introdução de novas tecnologias construtivas, as inovações no setor em muito tem contribuído para a sua expansão!

Deste modo, diante de um cenário de alta concorrência, o conhecimento aprofundado da demanda e a qualidade no atendimento às variadas preferências se tornaram diferenciais de grande importância para serem explorados por quem atua na área: o incorporador que toma como base de seu planejamento a diversificação de opções para o atendimento de seu público tem se sobressaído em nosso mercado!

Atualmente, uma das principais formas de refinar o atendimento a potenciais compradores se encontra na possibilidade de customização de suas unidades: a oferta de opções de personalização de diversos aspectos das unidades à serem construídas tem se transformado em um atrativo fundamental para alavancar a comercialização de novos empreendimentos no país!

Diante do potencial existente nesta nova tendência, duas perguntas são de importância estratégica para quem pretende empreender neste setor da incorporação residencial no país:

 

  • Quais as vantagens da personalização para um processo de incorporação?
  • Como tem funcionado a oferta de unidades personalizadas no país?

 

Para o CIE – CURSO INCORPORAÇÃO DE EDIFÍCIOS, o incorporador que parte das necessidades da demanda como base para o seu planejamento de novos empreendimentos é um incorporador que reforça a suas garantias de sucesso no mercado: a personalização de unidades como um diferencial de vendas é o tema da nossa coluna Incorporação em Foco!

 

AS VANTAGENS DA PERSONALIZAÇÃO DE UNIDADES

Um dos principais desafios de quem atua no mercado imobiliário brasileiro se encontra na adequação dos serviços e imóveis oferecidos às variadas preferências e necessidades de seus potenciais compradores.

Nesse sentido, a primeira grande vantagem da customização de unidades de um novo empreendimento se encontra no refinamento da capacidade de um incorporador adequar seu planejamento à demanda: mais do que uma vantagem competitiva, o uso da personalização igualmente permite ao incorporador aprofundar o seu conhecimento sobre seu público preferencial para futuros empreendimentos!

Já a segunda grande vantagem se relaciona com a ampliação da força dos argumentos de venda de unidades de empreendimentos que adotam a opção de personalização: aqui, os pontos a serem enfocados em negociações englobam tanto a comodidade e a satisfação oriunda da personalização, quanto à praticidade, economia e a garantia gerada quando aplicada em imóveis em planta.

Quanto aos primeiros fatores, o ponto fundamental a ser explorado como argumento de vendas é o da flexibilidade em favor das preferências de potenciais compradores em diversos aspectos de suas unidades: possibilitar uma estrutura ou decoração alinhadas de antemão com as suas preferências é uma das formas de reforçar a atratividade de imóveis em planta perante imóveis prontos de tipo similar!

Já no que se refere à economia gerada com a customização, o principal ponto a ser destacado se encontra na redução de custos oriunda da personalização durante a construção: a adequação prévia da unidade às necessidades de seu comprador durante as obras é uma opção mais econômica e prática do que a realização de uma reforma após a entrega das chaves!

No que tange às garantias, o ponto a ser ressaltado é justamente o de que será o incorporador o responsável pela qualidade dos itens contratados dentre os disponíveis para a personalização: ao invés de contar com diferentes fornecedores e prestadores de serviços para uma reforma, a customização prévia permite o uso de padrões unificados que reforçam a qualidade do que será entregue!

Deste modo, seja como forma de ampliar os conhecimentos sobre compradores e refinar seu atendimento às suas necessidades, seja como forma de reforçar a atratividade comercial de um empreendimento, a personalização é uma excelente garantia para o sucesso comercial de um empreendimento lançado no mercado!

A OFERTA DE UNIDADES PERSONALIZADAS NO BRASIL

Como visto acima, a busca pela satisfação de potenciais compradores de imóveis em planta tem na personalização de unidades um poderoso instrumento: desse modo, além de elencar suas vantagens em uma negociação, também é fundamental ao incorporador estabelecer os parâmetros em que é possível se utilizar da personalização das unidades de um empreendimento lançado no mercado.

Neste ponto, três perspectivas de customização têm se destacado no mercado imobiliário brasileiro: a voltada para a personalização dos acabamentos, a que envolve a decoração final da unidade, e a sua personalização completa.

Quanto à customização de acabamentos, tem se sobressaído a oferta de opções de kits pré-definidos de revestimentos e materiais que serão utilizados na unidade: aqui, o estabelecimento de diferentes opções busca, acima de tudo, contemplar as distintas preferências e necessidades quanto a acabamentos em todos os cômodos da unidade adquirida!

Já a decoração pré-definida envolve a oferta de suporte de decoradores para o seu planejamento customizado durante as etapas finais das obras do empreendimento: aqui, o foco se encontra não só no arranjo do mobiliário ao gosto do potencial comprador, como também de outros aspectos diretamente relacionados, como projetos de iluminação dos cômodos!

Por fim, a personalização completa se relaciona com modificações não somente na aparência da unidade, mas também com a sua infraestrutura: além da possibilidade de alterações na planta da unidade, nesta perspectiva também é possível conciliar a personalização do acabamento com modificações em instalações elétricas, hidráulicas ou voltadas para a instalação de ar-condicionado!

Desse modo, pelo conjunto de opções utilizadas atualmente no mercado quanto à personalização, é fundamental que o incorporador faça um planejamento prévio daquilo que pretende oferecer quanto a este fator em seus empreendimentos: para o CIE – CURSO INCORPORAÇÃO DE EDIFÍCIOS, todo planejamento que se adapta à demanda do mercado reforça suas garantias de sucesso comercial!