Incorporação em foco: perfis compradores, critérios de decisão e as novas oportunidades para incorporadores no país

11 de Outubro 2024 as 11h00 | Por: Prof. Jamil Rahme.

Em cenários de alta concorrência como o do mercado imobiliário brasileiro, a eficiência de um incorporador ao atender as principais demandas de potenciais compradores é um diferencial inestimável: o planejamento operacional que conta com informações de alta qualidade é um elemento fundamental para garantir a lucratividade de sua atuação no mercado. 

Para quem atua na área, tratar a informação que embasa suas operações como um ativo estratégico representa uma garantia adicional em favor do aproveitamento das melhores oportunidades: seja realizando pesquisas de mercado, seja no acesso às informações de alta qualidade provenientes de outras pesquisas deste tipo, compreender as principais tendências é ampliar as possibilidades de sucesso operacional.

De um lado, o planejamento que conta com tais informações é também aquele que direciona todas as etapas de uma incorporação para alavancar suas vantagens competitivas: é aquele que, dentre outros fatores, considera as preferências de compradores quanto à localização como um critério indispensável para a seleção de um terreno!

De outro, são estas informações que permitem aprofundar o conhecimento sobre as principais demandas de distintos perfis compradores para adaptar a concepção e o projeto de novos empreendimentos a serem lançados no mercado às suas preferências!

Desse modo, a incorporação que é concebida desde o início a partir de informações precisas sobre o funcionamento de um mercado local é também aquela que mais agregará diferencias em um empreendimento imobiliário que facilitem a rápida comercialização de suas unidades!

No cenário atual do mercado no país, dois elementos tem se sobressaído como cruciais para o planejamento de um incorporador:

 

  • Quais critérios embasam a escolha de compradores quanto a novos imóveis?
  • Que perfis compradores de imóveis têm tido se sobressaído no país?

 

Para o CIE – CURSO INCORPORAÇÃO DE EDIFÍCIOS, o incorporador que planeja estrategicamente as suas operações é também o incorporador que melhor conhece as preferências do público que procura atender: os principais critérios e tendências de compradores na atualidade são os temas de nossa coluna Incorporação em Foco!

OS CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DE IMÓVEIS

Para quem atua no mercado imobiliário, o conhecimento aprofundado das preferências de potenciais compradores quanto à escolha de imóveis é indispensável se o objetivo é se sobressair: a compreensão dos critérios que embasam a sua jornada de compras é um poderoso indicativo para o incorporador que planeja estrategicamente seus lançamentos no mercado.

Segundo pesquisa realizada pela ABRAINC no primeiro semestre deste ano, o primeiro ponto a se destacar é a forma híbrida com a qual potenciais compradores têm pesquisado por imóveis: a pesquisa por meios virtuais têm sido utilizada tanto para avaliar empreendimentos e incorporadores quanto para a seleção de imóveis, ainda que a visita a estandes de vendas seja preferencial para a negociação!

De acordo com esta mesma pesquisa, dois critérios têm tido preponderância como critérios de seleção entre potenciais compradores de imóveis no país: a localização privilegiada e a segurança condominial - que são colocados pelos entrevistados como critérios para inclusive se considerar a aquisição de um imóvel por valor acima de média de mercado!

No que tange à localização, é importante destacar a conjunção entre elementos externos e internos de um imóvel como critério de seleção de compradores: o fácil acesso a rodovias e transportes públicos e as opções de serviços e lazer no entorno se conjugam com elementos como a expectativa de valorização e os serviços agregados ao condomínio como fatores preponderantes para a sua decisão!

Já no que se refere à segurança, têm se sobressaído o uso de tecnologias avençadas como um critério de seleção: para os entrevistados, o uso de sistemas de câmeras, de reconhecimento facial, de fechaduras digitais e de portarias virtuais, não só agregam maior sensação de segurança, como também são vistos como elementos de valorização do imóvel!

Para quem atua no setor, o conhecimento aprofundado destes critérios se revestem de importância especial: a capacidade de planejar tanto a aquisição de terrenos que contemplem estes elementos, quanto de projetar empreendimentos que incluam sistemas modernos de segurança se transformam em elementos indispensáveis para quem busca aproveitar ao máximo estas oportunidades!

OS NOVOS PERFIS COMPRADORES DE IMÓVEIS NO PAÍS

Além do conhecimento dos critérios de decisão de potenciais compradores quanto à aquisição de imóveis em planta, o incorporador que busca se sobressair na atualidade também deve estar atento aos novos perfis consumidores e suas preferências quanto ao tipo de imóvel a ser adquirido.

Dentre os diversos perfis de potenciais compradores de imóveis no país quanto à faixa etária, a chamada Geração Z – entre 18 a 30 anos de idade - é aquela que mais tem se destacado: de acordo com um levantamento realizado em 2023 pela MRV, os integrantes desta geração compõem o maior percentual de compradores por faixa etária atualmente no Brasil!

Nesse sentido, parcela significativa do interesse desta geração pela aquisição de imóveis se associa à percepção do imóvel como um investimento seguro: aqui, a conjugação entre a segurança no investimento, o sonho da casa própria e as vantagens comparativas da aquisição perante a locação de imóveis não só esclarecem essa tendência, como também são excelentes argumentos de vendas para novos empreendimentos!

Outro perfil que se destaca na atualidade é oriundo das mudanças na composição de famílias no país nos últimos anos: o crescimento do número de famílias unipessoais e de casais sem filhos tem se refletido diretamente no mercado imobiliário brasileiro a partir do aumento da procura por apartamentos de menor metragem e que melhor se ajustem às suas preferências!

Desse modo, a tendência atual entre os integrantes deste perfil consumidor tem sido a da preferência por imóveis compactos: unidades dos tipos Estúdio, Loft, Flat e Kitnet tem tido um aumento significativo em sua procura nos últimos anos - o que representa uma excelente oportunidade para o planejamento de novos lançamentos por incorporadores!

Por fim, para o CIE – CURTSO INCORPORAÇÃO DE EDIFÍCIOS, é fundamental reforçar a importância da informação de alta qualidade para um incorporador: é este tipo de informação que garante a todo incorporador a máxima precisão no planejamento estratégico de sua atuação no mercado!