A informação aprofundada na incorporação imobiliária é condição indispensável para o êxito na atividade

29 de Janeiro 2020 as 17h40 | Por: Prof. Jamil Rahme.

“Há uma clara percepção de que o pior ficou para trás. O produto interno bruto (PIB) da construção civil fechará 2019 interrompendo a série de cinco anos em queda (cresceu 1,3%) e espera crescimento de, pelo menos, 3% no ano que vem. Nesse contexto, o mercado imobiliário em 2020 apresenta cenários muito otimistas. 

‘Existindo venda, tem mais obra para fazer. Tivemos uma mudança drástica de governo e entendemos que a área econômica está fazendo coisas boas. A gente sente que a confiança aumentou. O mercado está forte, com viés positivo, por conta dos juros baixos’, diz o presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo (SindusCon), Odair Senra.” (Fonte: Portal Zap Imóveis. Link: https://revista.zapimoveis.com.br/mercado-imobiliario-em-2020/)

Em 2019, o desempenho do setor da construção civil no Brasil deu demonstrações significativas de que a crise dos últimos anos está ficando para trás. Reflexo de políticas que têm contribuído para a revitalização do dinamismo da economia brasileira, a recuperação verificada na construção civil em 2019 tem sido encarada como indicativa do início de um período de forte expansão sustentável dos investimentos em setores como o da incorporação imobiliária.

De acordo com o Professor Jamil Rahme, tais tendências revelam o peso da construção civil em influenciar consideravelmente no crescimento econômico do país em 2020. Também indicam a importância da obtenção de informações estratégicas para o melhor aproveitamento deste cenário: a excelência na capacidade de avaliar bons negócios, fornecida pelo CURSO DE INCORPORAÇÃO DE EDIFÍCIOS, pode ser determinante na concretização de oportunidades seguras e lucrativas para profissionais atuantes no ramo.


Confira nossa conversa com o Professor sobre as perspectivas da construção civil em 2020:

Pergunta: Qual a sua avaliação acerca da capacidade de sustentação da recuperação do setor da construção civil para 2020? 

Professor Jamil Rahme: Com a economia em crescimento responsável, que é a nossa expectativa, a tendência é de sustentabilidade significativa na área da incorporação imobiliária. Esta tendência se vê reforçada também pelo aumento do volume de crédito advindo de agentes financeiros, que é um fator crucial para o financiamento de novos empreendimentos no setor.


Pergunta: De que maneira a recuperação do crescimento do mercado de construção civil pode se refletir no setor da incorporação de edifícios em 2020? 

Professor Jamil Rahme: Acreditamos que haverá uma substancial elevação na procura pela compra do imóvel em planta. Esta opção se dá, sobretudo, pelos preços mais atraentes em relação a imóveis prontos: além disso, a tendência de melhora na oferta, e em condições de financiamento, por meio de parcelamentos mais extensos, torna o imóvel em planta um investimento particularmente mais vantajoso, neste momento, para o adquirente.


Pergunta: Como as expectativas de crescimento deste setor podem ser aproveitadas por incorporadoras atuantes no país? 

Professor Jamil Rahme: Com o crescimento da economia, é comum também renascer o mercado comprador de imóveis na planta. Neste momento, este é certamente um segmento altamente promissor, principalmente pelas perspectivas atraentes atualmente existentes: facilitam tanto a concretização dos investimentos de adquirentes em imóveis, quanto reforçam perspectivas seguras de lucro para incorporadores!


Pergunta: De que forma novos participantes no mercado de incorporação de edifícios podem se beneficiar destas expectativas de crescimento? 

Professor Jamil Rahme: Buscando informação: esta é a regra de ouro! A incorporação imobiliária é um setor altamente lucrativo: entretanto, não é atividade para o profissional desinformado. Aliás, esta é a grande missão do CIE – CURSO INCORPORAÇÃO DE EDIFÍCIOS: levar informação de qualidade para os interessados, com o objetivo de empreenderem com total segurança técnica, jurídica e comercial. E o mais importante: para empreenderem mesmo sem disporem inicialmente de recursos financeiros, porque o incorporador é essencialmente um prestador de serviço!