Fundos de Investimentos imobiliários: Enorme fomento para a Incorporação Imobiliária em 2020

03 de Fevereiro 2020 as 17h00 | Por: Prof. Jamil Rahme.

“O recente crescimento do produto também permitiu o avanço de novos segmentos de Fundos de Investimento Imobiliários e que podem ganhar mais força e se consolidarem entre os fundos imobiliários. Os segmentos apontados como os mais propensos a crescer no curto prazo são o de propriedades multifamiliar (aluguéis residenciais) e os desenvolvimentos residenciais. Ambos os segmentos são intrinsecamente beneficiados pelo ciclo de recuperação em andamento do mercado imobiliário residencial e que deve perdurar pelos próximos anos.” (Fonte: XP Investimentos. Link: https://conteudos.xpi.com.br/fundos-imobiliarios/relatorios/fundos-imobiliarios-gestoras-apontam-as-maiores-oportunidades-e-riscos-para-2020/)

Uma das áreas que mais tem refletido o otimismo quanto ao desempenho da economia brasileira para 2020 se encontra no mercado financeiro: diversos setores têm divulgado previsões apontando para a formação de um sólido ciclo de expansão do país para os próximos anos. Nesta seara, as expectativas dos Fundos Imobiliários detém importância especial para a atividade de incorporação de edifícios: indicam tanto tendências preferenciais de investimentos, quanto sinalizam para perspectivas qualitativas quanto ao volume de crédito disponível para o financiamento de novos empreendimentos. 

Conforme pondera o Professor Jamil Rahme, a boa compreensão do papel dos Fundos Imobiliários no Brasil é fundamental para os profissionais atuantes no ramo da incorporação: o entendimento de seu funcionamento, um dos diferenciais do CURSO DE INCORPORAÇÃO DE EDIFÍCIOS, pode facilitar em muito na captação de recursos para a materialização de empreendimentos imobiliários.

Confira nossa conversa com o Professor acerca da importância do mercado financeiro para a atividade incorporadora:


Pergunta: Como os Fundos Imobiliários influenciam no desempenho do mercado de incorporação imobiliária? 

Professor Jamil Rahme: Os Fundos passaram a deter uma significativa importância para a incorporação, na atualidade: facilitam o acesso do incorporador ao crédito, colaborando enormemente para a viabilização dos seus empreendimentos imobiliários.

Pergunta: De que maneira as expectativas do mercado financeiro quanto à construção civil se relacionam com o financiamento de novos empreendimentos? 

Professor Jamil Rahme: O mercado financeiro ativo e atraente contribui de forma considerável para a viabilização das incorporações: não só gera recursos para a construção, mas também facilita a compra das unidades autônomas pelos adquirentes. O otimismo nas expectativas do mercado financeiro se reflete direta e beneficamente no desempenho da incorporação: presta auxílio fundamental em dinamizar as atividades do setor tanto para consumidores, quanto para empreendedores. 

Pergunta: Como o senhor avalia as projeções dos Fundos Imobiliários para o setor de incorporação de edifícios em 2020? 

Professor Jamil Rahme: A cada dia, os Fundos Imobiliários ganham importância maior para o cotidiano da incorporação imobiliária: não só facilitam, como diversificam as fontes potenciais de crédito para empreendedores. A mesma facilidade se dá quanto à variedade de formatos de investimentos em Fundos Imobiliários, na atualidade: como exemplo, citamos o Equity Crownfunding, que permite a inúmeras pessoas de baixo poder aquisitivo obter ótimo retorno ao investirem com pequenas quantias. O incorporador, por sua vez, ao ter acesso imediato a um capital externo com menor burocracia e custo, poderá gerar economia na construção de suas obras: normalmente, em montante superior à remuneração feita aos investidores. Eu penso que a incorporação imobiliária caminha a largos passos para o chamado investimento coletivo!

Pergunta: Quais as melhores oportunidades a serem exploradas no mercado de incorporação residencial em 2020? 

Professor Jamil Rahme: A experiência já nos mostrou que o primeiro impacto normalmente se dá nos imóveis de padrão médio - para falar de forma geral. Entretanto, a evolução da legislação, bem como dos mecanismos de comercialização atuais, passaram a fomentar, e muito, as incorporações imobiliárias residenciais. Como exemplos, citamos o Condomínio de Lotes (criado recentemente pela Lei 13.465/17), ou o Home Staging: a segurança jurídica dada a este formato de incorporação residencial surgida a partir desta Lei, assim como a introdução de formas inovadoras de comercialização de imóveis usados, em muito contribuem para um ambiente saudável e atraente para novos empreendimentos no país.